Flagra! Nova geração do Honda Civic se apronta para 2016

A forte concorrência no segmento dos sedãs médios e o sucesso da atual geração do Corolla fizeram a Honda acelerar o processo de renovação do Civic. Em vez dos tradicionais cinco anos para cada troca de geração, agora o novo modelo virá em quatro anos. Mais do que isso: tendo os EUA como principal mercado, desta vez a marca japonesa deixou o desenvolvimento do sedã a cargo do time norte-americano, de modo que a décima geração do Civic será global - ou seja, não deve mais haver diferenças entre o carro americano e o europeu.
Flagra! Nova geração do Honda Civic se apronta para 2016
Prova do passo acelerado da Honda é que o novo Civic já roda em testes nos EUA, como mostram essas imagens. Ainda bastante camuflado, sugere até um formato fastback, mas olhando de perto dá para notar que ele mantém o terceiro volume bem definido - o "enchimento" faz parte do disfarce. As fotos também revelam um Civic mais parrudo, que deve se aproximar do Corolla em termos de comprimento (na casa dos 4,60 m) e também esticar o entre-eixos, com foco em ampliar o espaço interno. A sacada do assoalho plano deverá ser mantida na nova plataforma. De acordo com o site Autoguide, que publicou o flagra, o novo Civic dividirá a base com o Accord.
Flagra! Nova geração do Honda Civic se apronta para 2016
Não espere uma revolução em termos visuais, mas o Civic terá uma importante mudança no "miolo". Sai aquela janelinha na coluna dianteira (que parece um quebra-vento) e entra uma terceira vigia na coluna traseira, deixando o carro com aspecto mais esportivo. Já a dianteira manterá os faróis estreitos e evidenciará a filosofia "Solid Wing Face", formando conjunto com a grade como nos Honda mais recentes (Fit, City, HR-V...).
Flagra! Nova geração do Honda Civic se apronta para 2016
O capô ganhará formato curvilíneo, estilo BMW Série 3, enquanto a traseira terá elementos semelhantes à atual, como as lanternas posicionadas nas extremidades, mas agora sem aquele remendo invadindo a tampa do porta-malas. A tampa traseira terá abertura até um pouco mais embaixo no para-choque (o que facilita a entrada de carga), mantendo o local para a placa. Turbo e CVT Pouco sobrará da mecânica atual. Novidade maior será o motor 1.5 turbo com injeção direta, capaz de render cerca de 200 cv e 26,5 kgfm de torque, no qual a Honda brasileira trabalha desde 2013 para ser flex. Já o câmbio automático de cinco marchas dará lugar à transmissão CVT semelhante à do City, com simulação de sete marchas no modo manual. As versões de entrada usarão o atual 2.0 FlexOne, mas com o CVT, enquanto o 1.8 deve deixar de ser oferecido. Da mesma forma, câmbio manual no Civic deverá se tornar exclusividade da versão esportiva Si.
Flagra! Nova geração do Honda Civic se apronta para 2016
Pelo ritmo dos testes, a imprensa norte-americana dá como previsão o lançamento da décima geração do Civic ainda no final deste ano, como linha 2016. Por aqui, ele deverá ser a estrela da Honda no Salão do Automóvel de 2016, com chegada às lojas em seguida. Fotos: Autoguide.com

Galeria de fotos: flagra do novo Civic 2016 e modelo atual 

Flagra! Nova geração do Honda Civic se apronta para 2016

Foto de: Daniel Messeder