Grupo Jaguar Land Rover trabalha em sistema inteligente de alerta de buracos

O Grupo Jaguar Land Rover anunciou nesta semana que está realizando estudos para o desenvolvimento de uma nova tecnologia que será extremamente útil para uso nas ruas brasileiras. Chamada de “Pothole Alert”, ou “Alerta de buracos”, a novidade permitirá aos veículos identificar a localização e a gravidade de buracos, valetas e tampas de bueiros quebradas em vias públicas. Segundo o grupo, as informações obtidas pela nova tecnologia poderão ser compartilhadas em tempo real com outros veículos e com as autoridades locais pela nuvem de informações. Além de proporcionar mais segurança e evitar quebras e acidentes, essa tecnologia permitiria às autoridades a execução de reparos mais rapidamente, se isso for de interesse dos governantes.
Grupo Jaguar Land Rover trabalha em sistema inteligente de alerta de buracos
A ideia é poder enviar avisos sobre buracos de grande proporção ou bueiros quebrados em seu caminho, para que alertados, os motoristas sejam capazes de diminuir a velocidade e evitar um acidente. Além disso, seria possível que o próprio carro ajustasse rapidamente as configurações de suspensão para reduzir o impacto e proporcionar mais conforto aos ocupantes. Segundo comunicado, a próxima etapa do projeto do Centro de Pesquisa Avançada da Jaguar Land Rover no Reino Unido é a instalação da nova tecnologia de sensor de superfície de estrada no veículo de pesquisa Range Rover Evoque, incluindo uma avançada câmera estéreo frontal digital.
Grupo Jaguar Land Rover trabalha em sistema inteligente de alerta de buracos
A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover também estará trabalhando com o Conselho Municipal de Coventry, parceiro de inovação, para entender como a informação do estado das vias poderiam ser compartilhadas com as autoridades rodoviárias, e exatamente quais dados seriam mais úteis para suas equipes de manutenção de estradas identificar e priorizar os reparos. O dispositivo, ainda em fase de testes, não tem data para chegar efetivamente ao mercado, mas deverá equipar tanto modelos da Land Rover quanto da Jaguar. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NPiynbknYVE O dispositivo, ainda em fase de testes, não tem data para chegar efetivamente ao mercado, mas deverá equipar tanto modelos da Land Rover quanto da Jaguar. Galeria de fotos: Range Rover Evoque

Grupo Jaguar Land Rover trabalha em sistema inteligente de alerta de buracos

Foto de: Redação