Flagra: pegamos o VW Golf Tiptronic nacional pronto para a estreia!

Flagra: pegamos o VW Golf Tiptronic nacional pronto para a estreia!
Enquanto o Audi A3 Sedan brasileiro já está sendo apresentado à parte da imprensa (somente meios impressos), o VW Golf produzido na mesma linha da fábrica de São José dos Pinhais (PR) realiza os últimos testes antes da estreia. É o que mostra o flagra de nossa equipe durante esta manhã de segunda-feira, na região do ABC paulista, próxima à fábrica da Volkswagen na Anchieta. Os modelos estavam em comboio de três carros: dois Golf, ambos com o logotipo traseiro coberto por fitas, e um Jetta TSI completamente limpo (difícil saber se com motor 2.0 TSI ou 1.4 TSI). Além das fotos, a proximidade com os carros também permitiu observar detalhes como o eixo de torção na suspensão traseira do Golf (em oposição ao multilink do modelo importado e do Jetta) e o fato de os hatches estarem equipados com faróis e lanternas simples, sem LEDs ou lâmpada de xenônio, indicando se tratarem de versões intermediárias (no carro de cor areia havia ainda o teto-solar).
Flagra: pegamos o VW Golf Tiptronic nacional pronto para a estreia!
Como ocorreu com o A3, o Golf brasileiro também foi simplificado em relação ao importado. Além da suspensão traseira mais simples (e barata), o hatch médio troca o câmbio DSG de sete marchas e dupla embreagem pelo antigo automático Tiptronic de seis marchas e conversor de torque - mudanças que, embora a VW vá negar, têm a ver com redução de custos. Já o motor 1.4 TSI ganhou injeção flex e passa a contar com 10 cv extras quando abastecido com etanol (150 contra 140 cv), mantendo os 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm. Para a versão de entrada, a VW pegou emprestado motor 1.6 16V do Fox, de 120 cv, que vai equipar o Golf com câmbio manual de cinco marchas. Os preços deverão se iniciar na faixa dos R$ 70 mil, tendo o Ford Focus 1.6 como principal rival. Já o Golf TSI Flex deverá ter apenas transmissão automática (informação ainda não confirmada, mas provável diante das baixas vendas do câmbio manual nesta faixa de preço), com valores partindo dos R$ 80 mil na versão Comfortline e R$ 90 mil na Highline. O 1.6 será ofertado na inédita configuração Trendline, ao passo que o esportivo GTI continuará sendo importado. Quem já pôde andar no A3 brasileiro garantiu que o o acabamento interno foi preservado, mas a transmissão perdeu eficiência nas trocas, agora mais lentas do que antes, e a suspensão não oferece mais a mesma precisão em curvas velozes. O Audi chega às lojas em outubro, enquanto o Golf começará a ser vendido em novembro ou dezembro. Texto e fotos: Daniel Messeder Galeria de fotos: Flagra VW Golf nacional 

Flagra: pegamos o VW Golf Tiptronic nacional pronto para a estreia!

Foto de: Daniel Messeder