Próxima de fazer motores 3 cilindros, fábrica da GM em Joinville completa 2 anos

A fábrica da General Motors em Joinville, em Santa Catarina, chega a dois anos de atividades com mais de 110 mil motores produzidos e se preparando para a fabricação dos novos motores de três cilindros. Atualmente são produzidos na unidades os motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio para os modelos Chevrolet Onix e Prisma. Resultado de investimentos de R$ 350 milhões, a unidade da GM em Joinville ocupa uma área total de 500 mil m², sendo que aproximadamente 200 mil m² foram destinados à preservação ambiental. Projetada de forma inteligente, considerando práticas e iniciativas sustentáveis da construção civil em diversas fases, da concepção do projeto à operação, a unidade se tornou uma referência mundial. Como resultado, a unidade foi a segunda da GM, a primeira fora dos Estados Unidos, a conquistar a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed Gold) recebida em março de 2014.
Próxima de fazer motores 3 cilindros, fábrica da GM em Joinville completa 2 anos
Entre os avanços ambientais obtidos estão a economia de energia em 13,8%, deixou de emitir anualmente 119 toneladas de CO2 e reutiliza 26 mil metros cúbicos por ano de água, volume equivalente ao consumo de cerca de 100 residências, além de processos de reciclagem e reaproveitamento de materiais orgânicos.
Próxima de fazer motores 3 cilindros, fábrica da GM em Joinville completa 2 anos
A unidade também possui 1.280 módulos fotovoltaicos que ocupam uma área de 2.115 metros quadrados, e gera energia para toda a unidade industrial. A energia gerada por este sistema equivale ao consumo de 220 casas, e evita a geração de 10,5 toneladas de CO2 por ano. A energia solar também é utilizada para aquecimento de 15.000 litros de água por dia, o equivalente ao consumo de 750 pessoas. A economia prevista por ano pode chegar a 8.800 m3 de gás natural – ou ainda, ou 7.190 Kg de GLP ou 96.100 kWh -, evitando a geração de 17,6 toneladas de CO2 por ano. Esta iniciativa supre as necessidades dos vestiários e cozinha. Chevrolet terá motores turbo e três cilindros no Brasil Uma fábrica moderna e eficiente com espaço para expansão. Assim pode ser definida a unidade, visitada por CARPLACE em seu lançamento. E no começo deste ano, veio a confirmação: a unidade será expandida e produzirá uma nova linha de motores de três cilindros. Em Detroit, Jaime Ardilla, Presidente da GM da América do Sul, disse: “Do investimento de R$ 6,5 bilhões tem uma parte significativa para powertrain, ou seja, motor e transmissão e isso inclui o motor de três cilindros”. Veja a entrevista completa aqui. A renovação da gama de motores também incluirá um propulsor turbo, de 1,4 litros, que estreará na próxima geração do Cruze. No entanto, este motor deve ser produzido na Argentina, país escolhido para fabricar o novo modelo.

Fotos: Fábrica de Motores da GM

Próxima de fazer motores 3 cilindros, fábrica da GM em Joinville completa 2 anos

Foto de: Fábio Trindade