Avaliação: Harley-Davidson Street Bob é bad-boy no estilo, mas amiga na pilotagem
Mesmo que não faça seu estilo, uma Harley-Davidson sempre impressiona e chama a atenção. Seja pelo visual, que impõe respeito, ou pelo ronco característico. E com a Street Bob não poderia ser diferente: sua aparência única, meio bad-boy, com guidão alto, para-lamas elegantes e rodas raiadas se destaca. É possível ver claramente a inspiração no estilo minimalista dos modelos bobber, ostentando um guidão mini ape-hanger, assento individual e o mesmo modelo de tanque de combustível da consagrada Fat Bob. A H-D Street Bob é equipada com o motor Twin Cam 96 de 1.600 cc na cor preta, que deixa o modelo ainda mais estiloso. E todo esse estilo atrai olhares por onde passa, seja na Marginal Tietê, com caminhoneiro parando do lado perguntando o preço e elogiando, ou outros motociclistas analisando o produto nos semáforos, pessoas em carros apontando e fotografando na estrada. Enfim, o design clássico e malvado faz sucesso nas ruas.
Avaliação: Harley-Davidson Street Bob é bad-boy no estilo, mas amiga na pilotagem
A primeira impressão que se tem, antes de montar na Street Bob, é que ela será uma moto pesada e desajeitada de pilotar. Ledo engano, felizmente. Apesar dos seus 304 kg, a motocicleta não demonstra seu peso em movimento, sendo uma moto fácil de manusear e conduzir, precisando ter apenas um pouco de atenção na hora de manobrar e de fazer curvas mais fechadas. No coração da Street Bob fica um motor Twin Cam 96 refrigerado a ar, que põe para fora um torque máximo de 11,9 kgfm a 3.250 rpm. Nada como a sensação de liberdade e prazer de acelerar e sentir todo o torque dessa moto, junto com seu ronco borbulhante e o vento batendo no peito. Quem diz que não é possível se divertir pilotando uma motocicleta custom está enganado!
Avaliação: Harley-Davidson Street Bob é bad-boy no estilo, mas amiga na pilotagem
Para maior conforto, essa Harley-Davidson está equipada com suspensão ajustável que pode ser modificada de acordo com seu estilo de pilotagem. Falando um pouco sobre a segurança, é digno de ser mencionado que a moto tem como equipamentos-padrão alarme, imobilizador e freios a disco com ABS, sendo o dianteiro com quatro pistões e traseiro flutuante “torque-free” com dois pistões. O guidão elevado deixa a Street Bob com uma posição de pilotar confortável e despojada, sendo inclusive tranquilo para passar entre os carros em congestionamentos, apesar de esse não ser o habitat do modelo, que esquenta bastante no trânsito, chegando a incomodar e fazer o motociclista suar bastante - ainda mais se estiver com equipamento de segurança completo, como foi o caso.
Avaliação: Harley-Davidson Street Bob é bad-boy no estilo, mas amiga na pilotagem
Um aviso aos navegantes de primeira viagem: para quem não está acostumado com a posição de pilotagem de uma H-D, ou qualquer outra moto custom, deve-se tomar cuidado com o local onde ficam as pedaleiras. No caso da Street Bob, o lado direito, por causa da saída do escape, que fica muito próxima ao apoio do pé e pode acabar gerando uma surpresa desagradável: derreter um pouco o solado da sua bota! Outra lenda que cai por terra é aquela que dita que "toda Harley é dura e pula muito". A Street Bob é bastante confortável e transmite segurança, mesmo quando não conseguimos desviar dos inúmeros buracos e ondulações de nossas vias. É preciso ter atenção ao pilotar esta moto, caso você não esteja acostumado com uma custom, com a inclinação em baixas em velocidades e o raio das curvas, mas depois das primeiras horas fica bastante tranquilo.
Avaliação: Harley-Davidson Street Bob é bad-boy no estilo, mas amiga na pilotagem
Os punhos, com os botões de seta de cada lado, possibilitam desfrutar melhor viagens mais longas - esse sim é o espírito da Harley. Na estrada, a Street Bob se comporta muito bem, mostrando toda sua força, entregando um desempenho de empolgar, chegando aos 120 km/h sem qualquer problema. Outro fator que proporciona bons momentos nesta moto é a transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive, que inclusive ajuda na economia de combustível com a sexta longa. Já que tocamos no assunto, a Street Bob tem tanque de combustível com capacidade para 17,8 litros de gasolina. Somando essa informação à média obtida durante a avaliação, que foi de 18 km/l em ciclo misto, ou seja, rodando na cidade e na estrada, seria possível viajar por cerca de 320 km sem precisar parar para abastecer.
Avaliação: Harley-Davidson Street Bob é bad-boy no estilo, mas amiga na pilotagem
A Harley-Davidson oferece a nova Street Bob com preço inicial de R$ 44,4 mil, na cor Vivid Black. Na opção de cor 1 Tom, o preço sobe para R$ 44.750, e, por fim, na opção de cor com a pintura metálica especial Hard Candy Custom, a moto sai por R$ 46.050.
Avaliação: Harley-Davidson Street Bob é bad-boy no estilo, mas amiga na pilotagem
O modelo testado não contava com banco para o garupa, mas, calma, não é motivo para desespero. Como sabemos, a Harley-Davidson conta com uma vasta linha de acessórios para seus diversos modelos, e estão disponíveis várias opções de banco e pedaleira para o passageiro na rede de lojas caso a ideia seja curtir a Street Bob a dois. Por Alexandre Ciszewski Fotos: Mario Villaescusa

Ficha técnica – Harley-Davidson Street Bob

Motor: Twin Cam 96, refrigerado a ar, 1.585 cm3, gasolina, Injeção Eletrônica de Combustível por Porta Sequencial (ESPFI); Potência: não declarada; Torque: 11,9 kgfm a 3.250 rpm; Transmissão: 6 velocidades Six-Speed Cruise Drive, transmissão primária por corrente, final para a roda em correia dentada; Quadro: Aço retangular tubular soldado em MIG; Suspensão: Traseira Ajustável (80 mm de curso), dianteira (127 mm de curso); Freios: a disco com ABS, dianteiro com 4 pistões e traseiro flutuante “torque-free” com 2 pistões; Pneus: 100/90B19 57H na dianteira e 160/70B17 73V na traseira; Peso (seco): 304 kg; Capacidades: tanque 17,8 litros; Dimensões: comprimento 2.395 mm, largura 915 mm , altura do assento 675 mm, entre eixos 1.630 mm Galeria de fotos:

Galeria: Avaliação: Harley-Davidson Street Bob é bad-boy no estilo, mas amiga na pilotagem

Envie seu flagra! flagra@motor1.com