Este é novo Astra 2016; hatch ficou até 200 kg mais leve e estreia novo motor 1.4 Turbo
O novo Opel Astra não é mais mistério. Foram reveladas na manhã desta segunda-feira (1º) as primeiras imagens da nova geração do hatchback alemão. Mais leve e completamente renovado, o hatch médio da marca alemã antecipa algumas tecnologias que teremos no novo Cruze aqui no Brasil.
Este é novo Astra 2016; hatch ficou até 200 kg mais leve e estreia novo motor 1.4 Turbo
Se o visual anterior já era um dos destaques, as novas linhas conseguiram deixar o modelo ainda mais sofisticado. O novo Astra ficou mais alinhado com os irmãos menores, trazendo os novos elementos de design da Opel.  Na dianteira há faróis projetores de LED (LEDs Matrix opcionais), LEDs diurnos e a grade frontal cromada em dois perfis. Na lateral o destaque é o forte vinco ascendente que se inicia na porta dianteira e avança se integrando com a parte superior das lanternas, que inclusive, são de LEDs em formato de bumerangue. Também chama a atenção o desenho da coluna C, com formas geométricas e base elevada. O interior também ficou mais sofisticado. A cabine traz um novo desenho do painel, mais linear, com acabamentos em tom de alumínio na parte inferior. É possível notar o botão do freio de estacionamento que passa a ser elétrico e o sistema de ar condicionado digital com duas zonas.
Este é novo Astra 2016; hatch ficou até 200 kg mais leve e estreia novo motor 1.4 Turbo
O quadro de instrumentos mantém os dois mostradores analógicos, mas traz uma tela de alta definição ao centro para informações do computador de bordo. Uma das novidades que o novo Cruze provavelmente herdará do Astra é a nova central multimídia, com tela sensível ao toque que será oferecida com opção dos sistemas Apple CarPlay e Google Android Auto.
Este é novo Astra 2016; hatch ficou até 200 kg mais leve e estreia novo motor 1.4 Turbo
Mas a Opel não fez só uma carinha bonita. O novo Astra também sofreu modificações profundas em sua estrutura. Para começar, o hatch recebeu uma significante redução de peso na nova plataforma. Começando pela carroceria 20% mais leve, saiu dos 357 para 280 kg. O chassi também ficou mais magro perdendo 50 kg em relação ao anterior. Dependendo da versão, a redução de peso supera os 200 kg se comparado com o antigo. Segundo a marca, o novo modelo ficou mais responsivo, mais grudado nas curvas e entrega uma direção muito mais direta. Para os europeus, a gama de motores será vasta e terá opções a gasolina e diesel com potências que variam entre 96 e 202 cavalos. A versão mais acessível a diesel partirá do 1.6 de 96 cv enquanto a de entrada com motor a gasolina será o 1.0 Ecotec Turbo de injeção direta e três cilindros com 105 cv. Mas o grande destaque do conjunto mecânico interessa ao mercado brasileiro. Estamos falando de um completamente novo motor 1.4 Ecotec Turbo com injeção direta. Este motor de quatro cilindros é feito totalmente de alumínio e entrega 145 cv de potência e torque de 25,5 kgfm de torque. Este propulsor deve ser o coração do novo Cruze que chega ao ano que vem ao Brasil, lembrando que o fato de ser flex, poderá aumentar um pouco estes números. Em termos de dimensões, o novo Astra mede 4.370mm de comprimento, uma redução de 50mm em relação ao anterior, enquanto a altura de 1.460mm também é 26mm menor. Algo incomum foi a redução de 20mm do entre-eixos, mas a Opel jura que o espaço interno aumentou. Um exemplo é o acréscimo de 35 mm no espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros. Gostou? Mas nem adianta ter expectativas. O Opel Astra não está nos planos da GM para o Brasil. Nos resta apenas apreciar a galeria de fotos.

Fotos: Opel Astra 2016

Galeria: Este é novo Astra 2016; hatch ficou até 200 kg mais leve e estreia novo motor 1.4 Turbo

Foto de: Julio Cesar
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