Se você torceu o nariz quando a Bentley apresentou o controverso conceito EXP 9 F, que daria origem ao primeiro SUV da marca, é melhor começar a rever os seus conceitos. Apresentado no Salão de Frankfurt nesta semana, o Bentayga, que ainda nem chegou às lojas, fez bastante sucesso e já teve encomendas suficientes para o primeiro ano de produção.
Isso quer dizer que os interessados no luxuoso utilitário não receberão o modelo antes de 2017. De acordo com fontes ligadas ao site
Autocar, a Bentley tem capacidade para produzir entre 3.000 e 4.500 unidades do Bentayga por ano. O preço é de US$ 229,1 mil nos Estados Unidos e 208,5 mil euros na Alemanha.
Com evoluções estéticas na comparação com o controverso conceito EXP 9 F, apresentado em 2012, o Bentayga ostenta um design que segue as linhas clássicas da marca, com destaque para os faróis duplos na dianteira e, na traseira, as lanternas inspiradas no sedã Flying Spur. O resultado final ficou bem melhor que no estudo.
Equipado com um poderoso 6.0 W12 biturbo de 608 cv e nada desprezíveis 91,7 kgfm de torque, o Bentayga acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e alcança surpreendentes 301 km/h de velocidade máxima.
Como bom britânico, o primeiro exemplar do mais novo Bentley foi entregue a rainha Elizabeth II em sua propriedade em Balmoral, na Escócia. Parece que a Land Rover vai ficar um pouco chateada com isso...
Fotos: Fábio Trindade, de Frankfurt (Alemanha)
Galeria: Bentley Bentayga