Com estreia marcada para o dia 28 de março, em Ribeirão Preto (SP), a 16º temporada da Mitsubishi Cup terá uma nova categoria e mudanças técnicas no regulamento. Mas a grande novidade da temporada 2015 é o ASX R, novo modelo de alta performance da marca dos três diamantes. Preparado pela Ralliart Brasil e baseado no modelo de rua do ASX, ele é exclusivo da competição, e se junta às categorias Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER e L200 Triton RS. O ASX R tem transmissão manual de cinco marchas, sistema de tração "Electronic Control 4WD" e é equipado com motor 2.0 MIVEC, 16 válvulas de 172 cv e 23,1 kgfm, podendo atingir a velocidade máxima de 185 km/h.
Mitsubishi lança ASX R preparado para rally - veja galeria
"Será a primeira vez que teremos um crossover em nossos ralis. Além disso, com a estreia do ASX R, poderemos acompanhar três modelos no grid da Mitsubishi Cup, algo inédito até aqui", ressalta Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil. Os pilotos participarão da categoria pelo sistema de locação sit&drive, no qual toda a logística, desenvolvimento, preparação e manutenção ficam por conta da equipe de engenheiros e mecânicos da Ralliart Brasil. "O ASX R chamou a atenção de todos. Estamos ansiosos para ver mais esse carro levantando poeira nessa temporada", brinca Fred Macedo, campeão da Pajero TR4 ER em 2014, que disputará a nova categoria em 2015.
Mitsubishi lança ASX R preparado para rally - veja galeria
Sistema de pontuação e zonas de espetáculo Assim como em 2014, duas, das sete etapas da temporada, terão somente duas provas, e não três. No entanto, cada uma terá aproximadamente 50 quilômetros de extensão nessas etapas, e não em torno de 30 como em todas as outras. "A ideia de exigir uma estratégia diferente das duplas foi bem vinda entre os participantes", afirma Guiga. "Evidentemente que sempre o mais rápido ganhará, mas com provas com quase o dobro de tempo e de quilômetros, outras duplas têm a chance de se destacar", completa. O sistema de pontuação continua o mesmo que foi adotado em 2014. As duplas poderão ter até quatro provas descartadas, com exceção da última etapa, que não será permitido o descarte, aumentando ainda mais a competitividade. Em algumas etapas do ano serão montadas zonas de espetáculo, uma grande área para as pessoas acompanharem de perto as disputas na pista, com saltos e curvas planejadas para que os participantes deem um show de pilotagem. Além disso, os vencedores terão uma pontuação extra no campeonato. Mitsubishi Cup - Calendário 2015* 1ª Etapa - 28/mar Ribeirão Preto/SP 2ª Etapa - 09/mai Mafra/SC 3ª Etapa - 27/jun Jaguariúna/SP 4ª Etapa - 29/ago Minas Gerais 5ª Etapa - 19/set Indaiatuba/SP 6ª Etapa - 17/out Paraná 7ª Etapa - 14/nov Mogi Guaçu/SP

Galeria: Mitsubishi lança ASX R preparado para rally - veja galeria

Foto de: Julio Cesar
Envie seu flagra! flagra@motor1.com