Fiat amarga último lugar em índice de satisfação nos EUA; Lexus é líder

Premiação semelhante ao APEAL organizado pela empresa de consultoria JD Power, o ACSI divulgado nesta semana traz a lista das montadoras mais bem ranqueadas quanto à satisfação dos consumidores nos Estados Unidos. Conforme mostram os dados, a avaliação das marcas caiu cerca de 3,7% chegando ao menor patamar desde 2004. Em um total de 100 pontos possíveis, a média geral foi de 79 e ao todo 27 fabricantes foram avaliadas.
Fiat amarga último lugar em índice de satisfação nos EUA; Lexus é líder
Divisão de luxo da Toyota, a Lexus foi a grande campeã ao alcançar 84 pontos. Líder no ano passado, a Mercedes-Benz caiu para segundo lugar com 83 pontos, empatada com Acura e Lincoln. Em quinto ficaram BMW, Subaru e Toyota, todas com 82 pontos. O oitavo lugar foi para a Hyundai, enquanto Buick, Cadillac, Honda, Mazda e Volkswagen dividiram a nona posição com 80 pontos.
Fiat amarga último lugar em índice de satisfação nos EUA; Lexus é líder
Chevrolet, Ford e Volvo ficaram na média da indústria, com 79 pontos, enquanto Audi (78) e Infiniti (77) não conseguiram alcançar a pontuação de corte. Aparecem ainda abaixo da média Dodge (76), Jeep (75) e Chrysler (74), todas do grupo FCA. A Fiat foi a última colocada, com 73 pontos.
Fiat amarga último lugar em índice de satisfação nos EUA; Lexus é líder
“Embora os carros estejam mais modernos que há 10 ou 20 anos, é preocupante que muitos ainda tenha problemas de qualidade”, disse Claes Fornell, fundador do ACSI. “O número de recalls está em alta e isso não deveria acontecer com as técnicas modernas de fabricação existentes hoje”, completou.

Fiat amarga último lugar em índice de satisfação nos EUA; Lexus é líder

Foto de: Dyogo Fagundes