Flagra: picape Fiat Toro é revelada por completo!

Flagra: picape Fiat Toro é revelada por completo!
Se é que ainda havia algum mistério sobre o design da Fiat Toro, ele acaba de se desfazer com estas fotos tiradas em Goiana (PE) e nos enviada por um leitor em nossa página no Facebook. As imagens revelam todos os ângulos da nova picape média da Fiat, que tem estreia marcada para meados de fevereiro, após o carnaval. Aproveitamos o "vazamento" de mais ângulos da Toro para também contar o que já sabemos sobre a picape. Antes, vamos falar o que dá para notar nessa unidade das fotos: com o logotipo "Volcano"  e "AT9" na traseira, além do "Diesel 4x4" nas laterais, aparenta se tratar da versão topo de linha - com motor 2.0 Multijet a diesel, câmbio automático de nove marchas e tração integral sob demanda. Ela tem diversos detalhes cromados (como maçanetas e friso sob as janelas) e vem equipada com rodas aro 17" e pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR de medidas 225/65 R17. Ainda que o conceito do projeto seja semelhante ao da Renault Oroch (picape cabine dupla com carroceria monobloco e motor transversal), a Toro tem características que a deixarão num patamar acima - e isso também vale para o preço. Para começar, a picape da Fiat será cerca de 30 cm maior que a da Renault, com reflexos no espaço interno e também na capacidade da caçamba. Segundo: a Toro chegará logo de cara com diversas versões, incluindo com câmbio automático e motor a diesel, além da tração 4x4. Por fim, ela terá acabamento mais refinado e uma série de equipamentos não disponíveis na Oroch, como controles de tração e estabilidade, assistente de descidas, ar digital de duas zonas, direção elétrica e conjunto óptico com feixes de LED, entre outros itens.
Flagra: picape Fiat Toro é revelada por completo!
O posicionamento de mercado também será diferente da rival. Pelo que ouvimos de fontes ligadas à Fiat, a versão de entrada da Toro deverá ter preço semelhante ao da Oroch topo de linha, na faixa dos R$ 75 mil. Ou seja, uma vai começar onde a outra termina, basicamente. O que, para a Fiat, será justificado pelo porte maior da Toro e seus equipamentos, sendo que a versão de topo deverá bater nos R$ 115 mil. Repare nas fotos que a distância entre-eixos é bem maior nela que a na Oroch, com a porta traseira posicionada de forma que ainda "sobra" carroceria até a caixa de roda traseira, enquanto na Renault a porta termina exatamente na caixa de roda. Fora o tamanho, a Toro também virá já com câmbio automático de seis marchas na versão de entrada 1.8 4x2, recurso ainda não oferecido na Oroch.
Flagra: picape Fiat Toro é revelada por completo!
A Fiat fará alterações no motor 1.8 E-TorQ para melhor desempenho que o Jeep Renegade. Espera-se potência na casa dos 140 cv e torque em torno dos 20 kgfm, além de um melhor casamento entre o propulsor e o câmbio automático - tudo para tornar a dirigibilidade mais agradável, sem aquela sensação de muito peso para pouco motor do Jeep. Segundo informantes, a receita teria ficado tão boa que a Fiat já repensa uma versão de entrada com motor 1.8 e câmbio manual, mas só para um segundo momento. De início, a única versão manual da Toro terá câmbio de seis marchas (a caixa do Bravo T-Jet) e motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque. "Um canhão!", diz uma fonte que já acelerou a picape.
Flagra: picape Fiat Toro é revelada por completo!
Internamente, a Toro terá painel com linhas semelhantes à do Renegade, mas perderá o material de espuma injetada e recebe plástico rígido no lugar. O espaço na frente será o mesmo do Jeep, enquanto atrás promete até ser maior, por conta do entre-eixos bem mais longo. Alavancas de câmbio e seta serão iguais às do Jeep, assim como o volante, que trará apenas um miolo diferente. Já o freio-de-mão será convencional, no lugar do freio de estacionamento elétrico do Renegade.
Flagra: picape Fiat Toro é revelada por completo!
A semelhança com o compacto da Jeep vem de berço: a Toro usa uma versão modificada da plataforma do Renegade, sendo idêntica até a coluna dianteira - daí para trás foi trabalhada especificamente. Todas as versões virão com suspensão traseira independente B-Link e direção elétrica, para reforçar a dirigibilidade de carro de passeio, em conjunto com a carroceria monobloco. Mesmo assim, a capacidade de carga das versões a diesel será de 1 tonelada - o que certamente foi um grande desafio para a engenharia da FCA. Nos modelos 1.8, ficará na faixa de 650 kg.
Flagra: picape Fiat Toro é revelada por completo!
Falando em carga, a Toro também inovará na tampa da caçamba divida em duas, com abertura lateral e maçaneta com abertura elétrica, bastando o toque de um botão. Esse tipo de abertura facilita o acesso ao fundo da caçamba, uma vez que não é preciso se apoiar sobre a tampa para alcançar algum objeto. Como opcional, a Fiat oferecerá um extensor de caçamba que sairá da própria tampa, incluindo uma rampa para subir bikes ou até motos.

Flagra: picape Fiat Toro é revelada por completo!

Foto de: Redação2