Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?

Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?
O Corolla mudou, mas segue sendo Corolla. Você pode até estranhar essa afirmação, no entanto, é a conclusão que tenho depois de alguns dias de convívio com a versão top de linha Altis. Muito bom de dirigir, confortável, silencioso e espaçoso. Aos que compram pensando na hora revenda, é "a opção". Só que os tempos são outros. Gosto de guiar e me sentir satisfeito com a grana que gasto. Por isso, considero que algumas tecnologias e itens são indispensáveis em carros que custem mais de R$ 90 mil.
Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?
O estilo do novo Corolla, mais jovem, é um dos destaques. No preço do Altis está embutido os faróis de LED's e uma central multimídia bem completa, mas não me conformo com as rodas de 16 polegadas. Poderiam ser maiores, aro 17", como nos rivais Cruze e agora no Civic 2015.
Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?
Por dentro, o Corolla Altis traz apenas o básico para um modelo deste preço. Navegador GPS com o diferencial da TV digital (só funciona quando o freio de mão está puxado), ar-condicionado digital de apenas uma temperatura, abertura das portas por aproximação, partida sem chave, ajuste elétrico do banco do motorista e bancos de couro bege, mesmo tom usado no teto e colunas. O novo painel tem desenho conservador demais, sem ousadia. O mesmo vale para os instrumentos, que apesar de oferecerem boa leitura e uma tela LCD monocromática, não empolga.
Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?
Dirigindo é onde percebemos as principais qualidades do Corolla. Ao atentar apenas para a "máquina", a Toyota fez um trabalho muito bom. O câmbio automático CVT é um dos melhores que já experimentei. Sim, está muito à frente do oferecido pela dupla Nissan Sentra e Renault Fluence. Ao contrário do esperado, o câmbio consegue dar agilidade ao sedã e as sete marchas virtuais, com "trocas" extremamente rápidas pelas borboletas, dão um tempero especial. Ah, ainda tem o botão "Sport" que eleva mais o giro do motor antes da troca. Além de andar bem, tenho que elogiar também o consumo de 12,2 km/litro com etanol em trecho rodoviário, enquanto na cidade ficou próximo de 9 km/litro durante minhas andanças.
Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?
No fim, ficamos assim: boa reputação em relação à manutenção (popularmente tem fama de não quebrar), bom de dirigir, confortável e econômico. Mas falta refinamento interno e mais mimos. Será que vale a pena o Corolla Altis? Já que estamos falando de um carro de mais de R$ 90 mil, é bom olhar para os lados e ver quais são as possibilidades. Recentemente dirigi o novo Audi A3 Sedan 1.4 TSI de 122 cv no evento de lançamento, modelo muito comentado na comparação com o Altis. Também já passou aqui na redação o Ford Fusion 2.5 Flex.
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Bem, o Altis perde para o alemão na qualidade geral de construção, no acabamento interno e na tecnologia disponível. Para falar as principais, o A3 Sedan dispõe do sistema start-stop (liga e desliga o motor automaticamente para economizar combustível), possui sistema de controle de estabilidade com vetorização de torque e freio de estacionamento eletrônico, além da dirigibilidade superior. Isso sem falar no elogiável motor 1.4 TSI associado ao câmbio S-Tronic (dupla embreagem) de sete marchas, que juntos fazem o carro parecer que tem bem mais do que apenas 122 cv.
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Mas o Audi perde para o japonês no espaço interno, no revestimento dos bancos (em tecido), no ajuste manual do banco do motorista, na capacidade do porta-malas, na ausência do GPS e da entrada USB na versão inicial. Também é menor nas dimensões (comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm). Mesmo assim, ao volante, o A3 é mais divertido e econômico.
Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?
Se o alvo é o Fusion, vale lembrar que são carros de segmentos diferentes. Apesar do preço próximo, é preciso considerar se você já está pronto para ter um carro maior. O novo Fusion é um carro excelente, bem equipado, com um bom motor 2.5 Flex na versão de entrada. Em minha convivência com o modelo, me incomodou muito o fato da suspensão ser baixa, o que faz a frente ralar toda hora em qualquer valeta, entrada de garagem e até em lombadas. As dimensões (comprimento 4.871 mm, largura 1.911 mm, altura 1.484 mm, entreeixos 2.850 mm) também exigem mais atenção e paciência para estacionar.
Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?
Os números podem passar a impressão de que são parecidos, mas na prática, os mais de 20 cm no comprimento e a maior largura fazem diferença. Ganha em espaço, itens de série e opcionais, com direito até a teto-solar. Por outro lado, o Ford perde no consumo, no desempenho (por conta do peso maior) e consequentemente na agilidade no dia-a-dia.
Garagem CARPLACE #5: Corolla Altis, A3 Sedan ou Fusion 2.5?
Mas e aí, vale a pena? Compartilho da mesma opinião do editor Daniel Messeder. Como a versão top de linha não adiciona nada de excepcional, nem ao menos o controle de estabilidade, o ideal seria ficar no máximo com o Corolla 2.0 XEi. Mas como o espaço ainda não é crucial para mim, eu iria de A3 Sedan mesmo na versão de entrada, por conta da tecnologia, construção e dirigibilidade. Sobre o Fusion, deixo para quando eu ficar mais velho, apesar de gostar do carro. Por Fábio Trindade Fotos: Autor, Rafael Munhoz e Divulgação

Fotos: Toyota Corolla 2.0 Altis 2015

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Foto de: Fábio Trindade