Para quem busca um meio de transporte para se locomover na rotina diária com bastante agilidade, as motos street de baixa cilindrada são as opções mais indicadas. É exatamente o caso desta avaliação comparativa feita pelo CARPLACE MOTO: aproveitando a estada da Fazer 150 SED em nosso teste de 30 dias, convocamos a arquirrival CG 150 Titan EX, que acaba de ganhar freios combinados (CBS), para um novo capítulo da velha disputa Honda versus Yamaha - e logo num dos segmentos mais importantes do mercado duas rodas nacional. A Honda CG 150 dispensa apresentações, visto que está presente no mercado brasileiro há uma década, enquanto que a nova Yamaha Fazer 150 completa um ano de vida em 2014. A principal novidade fica por conta da Honda, que traz o freio combinado e se torna a única da categoria a contar com o sistema. CG e Fazer são feitas para rodar tanto com gasolina quanto com etanol. Da proposta ao estilo, as motocicletas são bastante parecidas, inclusive no preço sugerido: R$ 7.990 para a Fazer 150 SED e R$ 8.180 para a CG 150 Titan EX CBS.
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Começando pelo visual, a motocicleta da Yamaha apresenta design mais jovem, arrojado e agressivo, com um toque a mais de esportividade em relação à Honda que, mesmo tendo passado recentemente por uma reestilização, segue receita mais tradicional e conservadora. É possível notar a maior agressividade na Yamaha até mesmo olhando para o pneu traseiro mais largo, de medidas 100/80, contra 90/90 na Honda. Além disso, a lanterna dividida causa belo efeito visual na rabeta da Fazer.
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
A moto da Yamaha também ganha pontos com o painel de instrumentos mais completo: oferece conta-giros analógico e um visor digital com as demais informações, inclusive com indicador de marcha - itens que não aparecem no display completamente digital da CG 150 Titan EX. Durante a noite, porém, o painel azul da Honda ilumina um pouco melhor que o da rival, que possui tonalidade avermelhada. Apesar de um pouco menos de torque e potência declarados, (1,28 kgfm a 5.550 rpm e 12,2 cv a 7.500 rpm contra 1,32 kgfm a 6.500 e 14,2 cv a 8.500 rpm), a pequena Fazer se mostra mais ágil na cidade, arrancando com mais rapidez que a CG 150. Isso porque a Yamaha tem melhor desempenho em baixas rotações, o que lhe valeu também a vitória na prova de consumo médio: 31 km/l contra 29 km/l da CG - as duas abastecidas com etanol. A Honda dá o troco em altos giros. Por isso, na estrada a CG mostra mais serviço, tornando pequenas viagens mais confortáveis e com um pouco mais de "gás" nas ultrapassagens. A posição de pilotagem é muito semelhante, mas na Yamaha você "veste mais" a moto, ficando mais montado, sendo que na Honda a posição é mais sentada.
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
É bastante tranquilo rodar com a Yamaha Fazer 150, com sua proposta de deslocamento urbano, responde bem às imperfeições e transmite segurança no quesito freios (apesar da manete um tanto dura), já que ela vem equipada com disco hidráulico de 254 mm na roda dianteira e tambor de 130 mm de diâmetro na traseira. Mas a Honda vai além, proporcionando mais eficácia com o sistema de freios combinados (CBS). Com ele, até 30% do freio dianteiro passa a ser acionado quando a roda traseira é freada, aumentando a segurança principalmente para iniciantes ou desavisados. Quem utiliza somente pedal do freio de trás (erroneamente) perceberá que, com o sistema CBS, a moto vai parar em menores distâncias, sem falar que aquela derrapada de traseira será mais rara, pois o freio dianteiro compensa de forma suave a freada traseira. O destaque desse sistema aparece quando acionamos plenamente o pedal, proporcionando 100% de atuação na traseira e 30% na dianteira, por conta da existência de três pistões atuando na pinça de freio da frente, sendo que um deles é acionado ao apertarmos o pedal do freio de trás.
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Continuando com o conforto ao pilotar, as motocicletas são similares, mas a Titan é um pouco mais macia na buraqueira, inclusive no que diz respeito ao garupa. Para motociclistas de baixa estatura, ambos os modelos são recomendados, com leve vantagem para a Yamaha, que possui menor altura do assento, 785 mm contra 792 mm da rival. Os dois modelos contam com cavalete central, mas é no descanso lateral que a CG ganha pontos, com a presença de um "freio" de borracha no pezinho, facilitando na hora de estacionar a moto. A Yamaha Fazer 150 também apresenta um pouco mais de vibração e ruídos em relação à concorrente, mas nada que incomode. Agora, um fato que pode incomodar muitos motociclistas está no manete: além de não possuir lampejador de farol alto e corta corrente (isso vale para ambas as motos), a CG conta com os botões de seta e buzina invertidos, causando desconforto tanto para o piloto como para quem recebeu uma bela buzinada sem motivo.
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
No fim das contas, o duelo peso leve entre a Yamaha Fazer 150 e a Honda CG 150 Titan EX CBS acaba ficando bastante equilibrado. Ambas as motos cumprem a proposta inicial de ser leve, ágil e versátil para o dia-a-dia. No fim, a escolha entre um ou outro modelo acaba residindo no gosto do cliente: a Fazer é mais estilosa, arranca mais rápido, tem painel mais completo e bebe menos; já a CG é mais confortável, anda melhor na estrada e tem freios mais seguros. E aí, o que você prioriza?
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Por Alexandre Ciszewski Fotos Mario Villaescusa Agradecimento à BR Motorsport pelo empréstimo dos capacetes LS2 e equipamentos Race Tech Ficha técnica – Yamaha YS Fazer 150 Motor: monocilíndrico, 149,3 cm³, injeção eletrônica, flex, refrigeração a ar, SOHC; Potência: 12,2cv a 7500 rpm; Torque: 1,28 kfgm a 5.550 rpm; Transmissão:  cinco velocidades, engrenagem constante, transmissão final por corrente; Suspensão: garfo telescópico  (120 mm de curso) e balança com dois amortecedores (92 mm de curso) na traseira; Freios: disco na dianteira (254 mm) e tambor mecânico (130 mm) na traseira; Pneus: 2,75-18 M/C (42P) na dianteira e 100/80-18 M/C (59P) na traseira; Peso: 119 kg; Capacidades: tanque 15,2 litros (2 litros de reserva); Dimensões: comprimento 2.015 mm, altura do assento 785 mm, entre eixos 1.330 mm Ficha técnica – Honda CG 150 Titan EX CBS Motor: monocilíndrico, 149,2 cm³, injeção eletrônica, flex, refrigeração a ar, OHC; Potência: 14,2/14,3 cv a 8500 rpm; Torque: 1,32/1,45) kgfm a 6.500 rpm; Transmissão:  cinco velocidades, embreagem multidisco em banho de óleo; Suspensão: garfo telescópico (135 mm de curso) na dianteira e dois amortecedores (106 mm de curso) na traseira; Freios: disco na dianteira (240 mm) e tambor na traseira (130 mm); Pneus: 80/100-18M/C 47P na dianteira e 90/90 -18M/C REINF 57P na traseira; Peso: 117 kg; Capacidades: tanque 16,1 litros (3,1 litros litros de reserva); Dimensões: comprimento 1.996 mm, largura 739 mm, 1.086 mm, altura do assento 792 mm, entre eixos 1.315 mm

Galeria de fotos:

Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Veja a galeria de fotos com os detalhes da Yamaha Fazer 150:
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves
Veja a galeria de fotos com os detalhes da Honda CG 150 Titan EX CBS:

Galeria: Garagem MOTO #4: Yamaha Fazer 150 e Honda CG 150 fazem duelo de pesos leves

Envie seu flagra! flagra@motor1.com