O grupo Renault-Nissan comemora nesta semana o aniversário de 10 anos do sedã Logan. Desenvolvido pela subsidiária romena Dacia e lançado em sua terra natal em 2004, o três volumes chega ao ano de 2014 na segunda geração e colecionando números de vendas pra lá de positivos em diversos mercados ao redor do mundo. No Brasil, onde foi lançado em 2007, é vendido sob a bandeira da Renault e ocupa a segunda posição entre os mais vendidos da marca.
Renault comemora 10 anos de lançamento do Logan
Idealizado com a proposta de ser um carro barato, racional e de baixo custo de aquisição e manutenção, o Logan foi o principal fruto do projeto X90. Começou a ser vendido inicialmente na Romênia em 2004 e, no mesmo ano, foi introduzido em mercados vizinhos do Leste Europeu. Seguiu tempos depois rumo à Europa Ocidental, desembarcando em países como França e Reino Unido, e chegou ao Brasil em 2007.
Renault comemora 10 anos de lançamento do Logan
Oito anos depois do lançamento, em 2012, o Logan estreou uma geração inteiramente redesenhada, embora produzida ainda na plataforma B0. A estreia aconteceu em setembro durante o Salão de Paris e, desta vez, o modelo trazia como chamariz o design atraente, mas conservando da geração anterior os atributos que lhe fizeram cair no gosto do mercado: preço convidativo, amplo espaço interno e baixo custo de manutenção.
Renault comemora 10 anos de lançamento do Logan
Com dez anos de história, o projeto inicial do Logan cumpriu o papel previsto inicialmente pela Dacia e, de quebra, ainda originou uma família de modelos que inclui o hatch Sandero, o SUV Duster, a perua Logan MCV e o Logan Pick-up (este já fora de linha). Além da Romênia e do Brasil, o sedã é produzido em Casablanca, no Marrocos, e em Bursa, na Turquia.

Galeria: Renault comemora 10 anos de lançamento do Logan

Envie seu flagra! flagra@motor1.com