A VW já está pronta para reagir à queda de vendas do Gol. Em breve, o campeão de vendas estreará o novo motor 1.6 16V da família EA-211 (a mesma do 1.0 12V três cilindros do Up!), como provam essas imagens feitas pelo nosso repórter-espião Diogo Dias. Ele conseguiu fotografar, inclusive, o novo propulsor dentro do cofre do Gol.
Exclusivo! Flagramos o novo motor 1.6 16V EA-211 do Gol
Informações davam conta de que o novo 1.6 chegaria primeiro na Saveiro Cross, mas, segundo fontes ligadas à VW, o Gol com esse motor já está em produção e tomará o caminho das lojas em, no máximo, dois meses. As unidades flagradas por CARPLACE, uma na cor azul e a outra vermelha, eram da versão Rallye e estavam equipadas com câmbio automatizado i-Motion. Também foi possível notar que o ronco do EA-211 é bem diferente do atual 1.6, como já tínhamos adiantado quando flagramos a Saveiro Cross testando esse propulsor.
Exclusivo! Flagramos o novo motor 1.6 16V EA-211 do Gol
Dados não oficiais apontam que a nova unidade 1.6 16V Flex renderá cerca de 120 cv com etanol (115 cv com gasolina). Certo é que ele terá tecnologia de aquecimento do combustível vegetal para eliminar o tanquinho de gasolina da partida a frio e, futuramente, há um projeto de equipá-lo com injeção direta. Esta nova família de motores traz bloco de alumínio e comando de válvulas variável na admissão, além de coletor de escape integrado ao cabeçote, para que atinja a temperatura ideal de trabalho mais rapidamente.
Exclusivo! Flagramos o novo motor 1.6 16V EA-211 do Gol
A chegada deste moderno motor 1.6 ao Gol será a última mudança importante do compacto nesta atual geração. Um novíssimo Gol, feito sobre a arquitetura modular MQB e maior que o atual, já foi aprovado pela matriz alemã e está sendo desenvolvido para chegar ao mercado brasileiro em cerca de dois anos.
Exclusivo! Flagramos o novo motor 1.6 16V EA-211 do Gol
Saiba mais sobre a sexta geração do Gol clicando aqui! Fotos do flagra: Diogo Dias

Galeria: Exclusivo! Flagramos o novo motor 1.6 16V EA-211 do Gol

Envie seu flagra! flagra@motor1.com