Precursor do downsizing do Brasil, Uno Turbo completa 20 anos

A Fiat comemora nesta semana os 20 anos de lançamento do Uno Turbo no mercado brasileiro. Um dos grandes responsáveis por trazer ao Brasil, ainda em 1994, a tendência do downsizing (que preconiza propulsores compactos e eficientes), o modelo foi o primeiro carro a gasolina equipado com motor turbo de fábrica. Além do visual diferenciado, o hatch se destacou no mercado pela pegada esportiva proporcionada pelo baixo peso (975 quilos) associado ao vigor dos 118 cavalos extraídos do bloco 1.4.
Precursor do downsizing do Brasil, Uno Turbo completa 20 anos
Conforme explica a Fiat, a potência desenvolvida pelo motor 1.4 era semelhante ou até mesmo superior aos 2.0 aspirados da época. Dados de fábrica apontavam aceleração de zero a 100 km/h feita em apenas 9,2 segundos e velocidade máxima de 195 km/h. Os números eram considerados bastantes animadores e exigiram uma série de reforços no modelo. O câmbio manual de cinco marchas, por exemplo, foi totalmente revisto, assim como o sistema de suspensão e o conjunto de freios (emprestados do Tempra).
Precursor do downsizing do Brasil, Uno Turbo completa 20 anos
No visual, chamavam atenção a paleta de cores (o modelo foi vendido apenas nos tons amarelo, preto e vermelho) e detalhes da carroceria como spoilers e rodas de liga leve. Na cabine, o painel trazia dois grandes mostradores (velocímetro e conta-giros), além do manômetro de turbo (pressão de trabalho de 0,8 bar), temperatura de água, pressão e temperatura do óleo lubrificante. Como particularidade, seu estepe saiu do cofre do motor e ganhou o porta-malas, caso único em todos os Uno comercializados no Brasil.
Precursor do downsizing do Brasil, Uno Turbo completa 20 anos
O Uno Turbo foi produzido entre 1994 e 1996, tendo 1.801 unidades vendidas nesse período. Após o hatch, a Fiat seguiu apostando em modelos esportivos apresentando o Tempra Turbo (que chegou a ser o carro mais rápido do Brasil com 212 km/h), seguido do Marea Turbo, entre outros. Atualmente, a gama esportiva da marca é composta pelos modelos Punto e Bravo T-Jet.

Precursor do downsizing do Brasil, Uno Turbo completa 20 anos

Foto de: Dyogo Fagundes