Jaguar divulga detalhes e fotos do XE, que pode ser produzido no Brasil

Revelado pela primeira vez em setembro, o novo XE teve os detalhes e informações técnicas divulgados nesta quarta-feira (1), poucas horas antes da estreia mundial no Salão de Paris. Aposta da Jaguar para enfrentar Mercedes Classe C e BMW Série 3, o caçula da marca também está confirmado para o Salão do Automóvel de São Paulo no fim de outubro. Descrito como o menor, mais leve e mais rígido sedã da Jaguar, o XE também é o mais aerodinâmico da marca, com um coeficiente de 0,26. É também o único veículo do segmento com alto emprego de alumínio em sua estrutura (75%). O sedã de tração traseira promete ser referência em dirigibilidade, bem como na eficiência energética.
Jaguar divulga detalhes e fotos do XE, que pode ser produzido no Brasil
Disponível em cinco versões (SE, Prestige, R-Sport, Portfolio e S), o XE terá cinco opções de motores: 2.0 turbo a gasolina de 200 cv e 28,5 kgfm ou 240 cv e 34,7 kgfm; 3.0 V6 turbo de 340 cv e 45,9 kgfm; 2.0 turbodiesel (Ingenium) de 163 cv e 28,5 kgfm ou 180 cv e 43,8 kgfm. O motor V6, mais forte da gama, está disponível apenas para a versão S. Todas as opções estão associadas ao câmbio automático de oito marchas, sendo o manual de seis marchas disponível para as versões a diesel. Na versão de topo com motor V6, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h. Primeiro Jaguar com direção elétrica (quatro modos), o XE traz inovações importantes no interior, como head-up display, tela multimídia de 8" sensível ao toque, comando por voz e sistema de som Meridian. Além disso, há sistemas de auxílio ao motorista como controle de velocidade em pisos escorregadios, câmera que monitora o tráfego à frente, park-assist e alerta de pontos cegos.
Jaguar divulga detalhes e fotos do XE, que pode ser produzido no Brasil
Junto com o Discovery Sport, com o qual compartilha plataforma, o Jaguar XE foi confirmado como atração da marca durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que começa no dia 30 de outubro. Embora ainda não haja confirmação oficial, tanto o SUV quanto o sedã devem ser produzidos na futura fábrica do grupo em Itatiaia (RJ), à partir de 2016.

Galeria: Jaguar XE

Jaguar divulga detalhes e fotos do XE, que pode ser produzido no Brasil

Foto de: Julio Cesar