Salão de Detroit: conheça o interior do HR-V, próximo Honda nacional

O Honda HR-V já foi apresentado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel do ano passado, mas apenas com as portas fechadas e os vidros escuros. Por isso nossa curiosidade de conhecer a versão norte-americana, exposta aqui em Detroit totalmente aberta aos visitantes. Pelo que ouvimos de fontes da rede Honda, o HR-V brasileiro manterá o padrão do carro dos EUA, incluindo o acabamento bem cuidado e itens como o freio de estacionamento elétrico (por botão) e o ar-condicionado digital com comandos sensíveis ao toque.
Salão de Detroit: conheça o interior do HR-V, próximo Honda nacional
Como esperado, o volante multifuncional é o mesmo do City, bem como as borboletas na coluna de direção, para trocas manuais do câmbio automático tipo CVT - que simula sete marchas. O motor é o 1.8 i-VTEC emprestado do Civic, como também será no Brasil, embora o carro nacional seja bicombustível (FlexOne), com cerca de 140 cv. Na versão manual, o câmbio tem seis marchas. Exclusividade dos EUA é a versão 4x4, enquanto o Brasil terá apenas tração dianteira. As boas sacadas da plataforma do Fit foram bem aproveitadas no HR-V, como o tanque de combustível debaixo do banco do motorista. Como no hatch, o banco traseiro pode ter o assento elevado ou o encosto completamente rebatido, formando um amplo vão com piso plano junto com o porta-malas de já bons 400 litros - com o banco na posição original e respeitando a linha das janelas. O estepe fino (de uso temporário) fica sob o forro do compartimento de bagagens.
Salão de Detroit: conheça o interior do HR-V, próximo Honda nacional
Com boa altura livre do solo, o acesso à cabine é fácil e a acomodação é muito boa para até quatro adultos, sem joelhos batendo no banco da frente ou cabeça raspando no teto. A versão norte-americana deve equivaler ao modelo top de linha brasileiro, trazendo central multimídia, rodas aro 17", ar digital e sete airbags - resta saber se os airbags de cortina e o controle de estabilidade serão oferecidos no Brasil. Como antecipado por CARPLACE semanas atrás, a faixa de preço do HR-V nacional será bem próxima do Civic, com valores de R$ 68 mil a R$ 85 mil. O acabamento interno, inclusive, está mais para o do Civic do que para o Fit, trazendo textura mais agradável no painel (ainda que seja de plástico rígido) e material macio nas laterais de porta, forradas com couro. O lançamento será em março antes mesmo de o modelo começar a ser vendido nos EUA. Texto e fotos: Daniel Messeder, de Detroit (EUA) Viagem a convite da Honda

Salão de Detroit: conheça o interior do HR-V, próximo Honda nacional

Foto de: Daniel Messeder