Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio

Suponha que você esteja disposto a gastar no máximo R$ 100 mil em um sedã, mas que tenha algumas condições básicas a serem atendidas: o veículo deve ter um bom espaço interno, um porta-malas condizente, um bom nível de equipamentos de série, pelo menos três anos de garantia e... ser japonês! Em qual modelo você colocaria seu dinheiro? A julgar pelos números de vendas no Brasil em 2014 (63.290 unidades), a preferência da maioria dos consumidores recairia sobre o Corolla. Em sua versão top de linha (Altis), o sedã médio da Toyota conta com um ótimo motor 2.0 16V Dual VVT-i de 154 cv (quando abastecido com etanol) e com um bom nível de equipamentos de conforto e de segurança. Preço? R$ 96.330.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
Mas e se aparecesse um sedã maior, mais potente e mais equipado custando praticamente a mesma coisa? Esta é a situação do Altima. Importado dos EUA desde o final de 2013, onde é um dos automóveis mais vendidos há vários anos, o sedã grande da Nissan encerrou o ano passado com apenas 606 unidades comercializadas - menos de 1% do total emplacado pelo rival em questão.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
Com preço promocional até o final de janeiro de R$ 96.990 (linha 13/14), o Altima SL (versão top) chega disponível em apenas três cores (preto, prata e branco perolizado) e conta com um propulsor 2.5 16V de 182 cv movido exclusivamente a gasolina.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
EQUIPAMENTOS Ambos vêm bem equipados: ar condicionado automático digital, direção elétrica (eletro-hidráulica no caso do Nissan), trio elétrico, bancos em couro com ajustes elétricos para o do motorista, retrovisor interno eletrocrômico, acesso sem chave, botão de partida e kit multimídia são alguns dos itens de série.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
O Corolla inclui ainda TV digital e DVD em seu sistema de entretenimento. O Altima, por sua vez, acrescenta ar dual zone, teto solar, bancos dianteiros com aquecimento, som da marca Bose, rodas de liga leve de 17" (16" no Toyota), além de permitir ligar o carro e acionar o condicionador do lado de fora com o uso da chave – recurso bastante útil em dias quentes.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
SEGURANÇA Em relação à segurança, os dois contam com freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, além de airbags frontais, laterais e de cortina. O Corolla acrescenta airbag para o joelho do motorista, mas fica devendo controles eletrônicos de estabilidade e de tração, presentes no Altima. O Altima conta também com a tecnologia Safety Shield, que inclui monitoramentos eletrônicos de ponto cego e de mudança de faixa, além de um detector de objetos em movimento na traseira do carro quando a marcha ré é engatada e a câmera entra em funcionamento. DIMENSÕES E CAPACIDADES Falando em dimensões e capacidades, o Altima conta com um entreeixos maior (2,78 m x 2,70 m), traduzindo maior espaço para as pernas dos passageiros traseiros.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
Se em altura externa ambos se equivalem (1,47 x 1,48) e no comprimento a vantagem do Nissan é razoável (4,86 m x 4,62 m), na capacidade de porta-malas o Corolla dá o troco: 470 x 436 litros.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
DESEMPENHO Os dois modelos são equipados com câmbios CVT, mas o do Corolla conta com sete velocidades (seis no Altima) e paddle shifts atrás do volante, permitindo a seleção de um modo de condução mais esportivo. O torque do Corolla é de 20,3 kgfm a 4.800 rpm, um pouco menor do que os 24,8 kgfm a 4.000 rpm do Altima. A contrapartida vem no consumo urbano, com 10,6 km/l do Toyota contra 10,1 km/l do Nissan – vale lembrar que o importado só bebe gasolina. Na estrada a situação se inverte, embora também com vantagem reduzida (13,1 km/l a 12,6 km/l). CUSTOS Os dois modelos contam com três anos de garantia. Para manter o carro em ordem, as seis primeiras revisões, todas com intervalos de 10.000 km, custam R$ 2.272.71 para o Corolla e R$ 3.564 para o Altima.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
Para a simulação do preço do seguro, consideramos o perfil de um homem casado, 34 anos, com garagem em casa e no trabalho, sem jovens até 25 anos conduzindo o veículo e sem ter sido vítima de roubo nos últimos 24 meses. Consideramos ainda a franquia normal, a cobertura de danos materiais e corporais no valor de R$ 100 mil cada, além da cobertura de vidros (dianteiros, traseiros e laterais). Nesta situação, houve um empate técnico: R$ 2.626,05 para o Corolla contra R$ 2.691,63 para o Altima. A vantagem do Toyota ficou no valor da franquia: R$ 4.991,75 x R$ 6.234,05, uma diferença superior a R$ 1,2 mil.
Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio
Por fim, no quesito desvalorização, um Corolla Altis 14/15 seminovo (R$ 83.420) perde, de acordo com a tabela FIPE, 13,4% do seu valor, enquanto um Altima 13/14 (R$ 90.325) vê o preço despencar 6,8%. Na prática, entretanto, a revenda do modelo da Toyota tende a ser muito mais fácil e rápida do que a do Nissan. CONCLUSÃO Líder de vendas em 2014, o Toyota Corolla é um ótimo carro. Bem equipado, confortável, com baixo custo de manutenção e altamente prestigiado no mercado de seminovos - é o chamado "cheque visado". Fica devendo um maior refinamento e alguns equipamentos hoje considerados obrigatórios nesta faixa de preço. Ainda desconhecido pelo grande público, o Nissan Altima, por sua vez, é um carro de maior porte, mais refinado e mais equipado. O custo de manutenção é mais elevado e a revenda muito provavelmente será mais complicada. Pontos positivos e negativos de cada modelo colocados à mesa, qual seria a sua opção? Fontes: Nissan / Toyota / Bidu

Altima ou Corolla? Desconto deixa Nissan grande a preço de Toyota médio

Foto de: Thiago Parísio