Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
Lançado no Brasil em 2010, o Peugeot 3008 acaba de ganhar novo visual e mais equipamentos para voltar a chamar a atenção no concorrido segmento dos crossovers. Integrante de uma das categorias que mais cresceram no Brasil, cerca de 8,4% desde 2013, o Peugeot 3008 2015 é produzido em Sochaux, no leste da França, e desembarga em solo nacional apenas seis meses depois de ser lançado na Europa, mostrando assim a preocupação da Peugeot de manter sua linha atualizada por aqui.
Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
O que é? De acordo com o chefe de produto Thiago Marques, o 3008 2015 é um "crossover by Peugeot", descrevendo o modelo como uma união entre três segmentos: "O dinamismo de um hatch, o espaço e o conforto de um monovolume e a robustez e polivalência de um utilitário esportivo". Em nossas andanças com o modelo antigo (reveja comparativo contra o Mercedes Classe B), elogiamos a forma como o 3008 desempenhava bem o papel de carro familiar sem deixar de lado a diversão ao volante.
Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
Mas vamos falar de novidades. Com para-choque dianteiro redesenhado, o crossover ostenta uma grade mais larga com frisos cromados e faróis de neblina com molduras, além do novo conjunto ótico com LED's. Na lateral as novas rodas diamantadas de 17" são o destaque, juntamente com o filete cromado que liga a janela "A" com a "D". Já na traseira as mudanças são mais sutis, com lanternas equipadas com LED's e novo para-choque. Um detalhe que chama atenção são os difusores de ar (dianteiro e traseiro) feitos de aço inox.
Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
Como anda? Pesando 1,5 tonelada e equipado com o já conhecido motor 1.6 THP turbo (desenvolvido em parceria com a BMW), o 3008 conta com bons 165 cv e 24,5 kgfm de torque máximo, gerenciados pelo câmbio automático de seis marchas. Mesmo com porte imponente, o crossover se revela bastante ágil, com respostas rápidas aos comandos do acelerador. A entrega do torque máximo na faixa de 1.400 rpm a 3.500 rpm é perceptível em todas as situações. Rodamos mais de 200 km entre Guarulhos e Itatiba, no interior paulista, e no trajeto ficou claro o bom entendimento entre motor e câmbio, com trocas suaves até mesmo com a transmissão em modo "Sport", que faz o 3008 trabalhar em altas rotações e segurar um pouco mais as marchas.
Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
Com espirito familiar, o crossover não decepciona na calibração de sua suspensão e no isolamento acústico. Mesmo equipado com a inédita roda diamantada de 17", o 3008 pareceu mais tolerante com os buracos, apesar de não ter havido mudança em molas ou amortecedores. A elevada rigidez da estrutura e o “Dynamic Rolling Control” (um sistema hidráulico que funciona como se fosse um terceiro amortecedor central, equilibrando a carga de pressão nos amortecedores traseiros) garantem ótimo controle nas curvas. Já o interior continua com o famoso desenho "cockpit de avião", que transmite uma sensação de esportividade logo no primeiro contato, além de manter o bom acabamento conhecido do 3008 anterior. Pena que o volante seja um tanto sóbrio (é o mesmo do 308 e 408). Ele poderia receber acabamento mais requintado, como simples apliques cromados, já que todo o exterior e o interior são caprichados nesse tipo de detalhe.
Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
Na questão do espaço interno, o 3008 mostra suas qualidades de SUV e MPV. Com bom espaço para levar até cinco passageiros, com direito a assoalho plano e saída de ar-condicionado na traseira, o modelo oferece ainda porta-malas de 562 litros, que pode chegar aos 1.604 l com os banco traseiros rebatidos. A tampa traseira manteve a abertura dupla, com o para-choque abrindo para baixo (como a caçamba de uma picape). Outro destaque é o teto panorâmico, agora de série, que se une ao para-brisa para chegar a uma área envidraçada de 5,34 m² - ampliando a visibilidade e a iluminação interna.
Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
No dia-a-dia algumas soluções ajudam na condução, como o freio de estacionamento eletrônico automático, que se desativa no momento em que o condutor engata o modo drive e se ativa ao desligar o motor. Outra ideia patenteada pela marca é o porta-malas com uma espécie de prateleira que o divide em três níveis (veja imagens na galeria abaixo).
Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
Quanto custa? Antes disponível em duas versões, o 3008 agora passa a ser importado apenas na configuração Griffe THP bem recheada, tabelada a R$ 99.990. Entre os principais equipamentos podemos citar o freio de estacionamento elétrico, direção eletro-hidráulica (com ajuste de altura e profundidade), retrovisores elétricos, sistema multimídia com GPS, Head Up Display, bancos revestidos de couro e tecido, ar-condicionado automático de duas zonas, piloto automático, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), hill assist (sistema que auxilia na partida em rampa), freios ABS, controle de estabilidade e assistente de frenagem, além dos sensores de estacionamento traseiro.
Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo
Sucesso de vendas na época do lançamento aqui no Brasil, o 3008 volta a se destacar entre os crossovers justamente pela dirigibilidade esportiva e pela ampla lista de equipamentos, sem contar o design cheio de personalidade - agora atualizado ao novo padrão Peugeot. A maioria dos concorrentes tem apelo mais SUV, como Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CR-V e Toyota Rav 4. Outros são pequenos (Mitsubishi ASX) ou grandes demais (Fiat Freemont). Nesse bolo, o 3008 pode se dar bem. Por Diogo Dias, de Itatiba (SP) Fotos Divulgação Viagem a convite da Peugeot Ficha técnica Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.598 cm3, 16 válvulas, injeção direta e turbo; Potência: 165 cv a 6.000 rpm; Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm; Transmissão: câmbio automático de seis marchas, tração dianteira; Direção: eletro-hidráulica; Suspensão: Independente Mac Pherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Rodas: aro 17 com pneus 225/50 R17; Freios: discos ventilados na dianteira, sólidos na traseira, com ABS; Peso: 1.534 kg; Porta-malas: 562 litros; Dimensões: comprimento 4.365 mm, largura 1.837 mm, altura 1.639 mm, entreeixos 2.613 mm;

Galeria: Volta Rápida: Peugeot 3008 renovado quer conquistar pelo estilo e conteúdo

Foto de: Redação2
Envie seu flagra! flagra@motor1.com