Ranking CARPLACE 2014: confira os carros que brilharam em nossos testes

Em 2014 superamos a marca de 100 carros testados pelo CARPLACE. Mais especificamente, já foram 116 os automóveis que passaram pela nossa bateria de medições com o aparelho VBox, da britânica Racelogic (o mesmo usado pelas principais publicações automotivas do mundo). Vale lembrar que, além de pioneira, ainda somos a única mídia automotiva exclusivamente online a realizar seus próprios testes - sem comprá-los de algum órgão.
Ranking CARPLACE 2014: confira os carros que brilharam em nossos testes
Com os 56 testes deste ano, reforçamos mais uma vez a credibilidade de nossas avaliações, que desde o fim de 2012 são complementadas pelas medições de aceleração, retomadas e frenagens (realizadas em pistas fechadas). Fora isso, realizamos aferições de consumo urbano e rodoviário em ambiente aberto, para obtenção de valores mais próximos da realidade do consumidor. Nossa base de dados está cada vez mais completa, de modo que entrar no nosso Ranking de testes ficou bem mais difícil a partir de agora, como você pode acompanhar nas tabelas abaixo. E aguarde porque vem muito mais por aí! Grande abraço da equipe CARPLACE aos milhares de leitores que nos prestigiam todos os meses, e que todos nós tenhamos um 2015 de muita paz, felicidade, alegria e, claro, combustível nas veias! A redação,
Ranking CARPLACE 2014: confira os carros que brilharam em nossos testes

Aceleração de 0 a 100 km/h

1) Audi RS6: 4,0 s 2) Jaguar F-Type V8 S: 4,4 s 3) Porsche Macan Turbo: 4,8 s 4) BMW X5 50i/Jaguar XFR: 4,9 s 5) Mercedes A45 AMG/BMW 135i/Range Rover Vogue V8 S: 5,3 s 6) Mercedes-Benz SLK 55 AMG: 5,4 s 7) BMW 640i Gran Coupé: 5,9 s 8) BMW 328i ActiveFlex/BMW 328i GT: 6,1 s 9) Chevrolet Camaro V8: 6,2 s 10) Volvo V60 T6 R-Design: 6,5 s Comentário: Testamos tantos "mísseis" em 2014 que o líder do ano passado, o Mercedes SLK 55 AMG, foi parar na sexta posição - e isso porque tivemos empates nos quarto e quinto lugares! O topo agora pertence ao Audi RS6, a superperua alemã que une motorzão V8 biturbo e tração integral para chegar aos 100 km/h em apenas 4 segundos!
Ranking CARPLACE 2014: confira os carros que brilharam em nossos testes

Consumo médio gasolina (ciclo rodoviário)

1) VW up!: 20,0 km/l 2) VW Fox Bluemotion: 19,9 km/l 3) Ford Ka 1.0/Fiat Uno Economy 1.4: 19,0 km/l 4) Renault Clio: 18,4 km/l 5) VW Golf 1.4 TSI DSG: 17,0 km/l 6) Mercedes-Benz A200: 16,9 km/l 7) Audi A3 Sedan 1.8 TFSI: 16,3 km/l 8) Mercedes-Benz B200: 15,8 km/l 9) Citroën DS3: 15,6 km/l 10) BMW 118i: 15,5 km/l Comentário: A racionalidade dos novos motores 1.0 de três cilindros mostrou seu valor ao ocupar as três primeiras posições, tendo o up! na liderança seguido pelo Fox Bluemotion e o novo Ka. Entre os turbinados, destaque para o Golf 1.4 TSI com câmbio DSG e para o Audi A3 Sedan 1.8 TFSI, que entraram bem colocados na lista.
Ranking CARPLACE 2014: confira os carros que brilharam em nossos testes

Consumo médio etanol (ciclo rodoviário)

1) VW Fox Bluemotion 1.0: 14,2 km/l 2) VW up!: 14,0 km/l 3) Fiat Uno Evolution 1.4: 13,5 km/l 4) Ford Ka 1.0: 13,0 km/l 5) Hyundai HB20 1.0: 12,6 km/l 6) Nissan New March 1.0: 12,5 km/l 7) Honda City EXL CVT/Fiat Grand Siena Attractive 1.4/Fiat Uno Attractive 1.0: 12,4 km/l 8) Ford Fiesta Titanium 1.6 Powershift: 12,3 km/l 9) Honda Fit LX CVT: 12,2 km/l 10) Chevrolet Onix LTZ 1.4/Totota Etios XS 1.3/Nissan New March 1.6: 12,0 km/l Comentário: novo triunfo dos "mil" tricilíndricos, só que desta vez com o Fox Bluemotion à frente do up! e o Ka apenas em quarto - foi superado pelo novo Uno 1.4 Evolution, o primeiro carro nacional com start-stop. Os Honda Fit e City de nova geração também se destacaram pelo baixo consumo em suas versões equipadas com câmbio CVT.

Frenagem 100 km/h a 0

1) Renault Mégane RS Cup: 35,2 m 2) Jaguar F-Type V8 S: 35,3 m 3) Porsche Macan Turbo: 35,4 m 4) BMW 328i GT: 35,5 m 5) Mercedes A45 AMG: 35,8 m 6) Audi RS6: 35,9 m 7) BMW Z4 20i Pure Impulse: 36,4 m 8) Audi A3 1.8 TFSI: 36,5 m 9) VW Golf 1.4 TSI: 36,7 m 10) Peugeot RCZ: 37,2 m Comentário: O Mégane RS Cup (testado em 2013) ainda não chegou oficialmente ao Brasil, mas conseguiu se manter como dono dos freios mais eficientes mesmo após testarmos superesportivos de estirpe. A briga, no entanto, foi apertadíssima, com F-Type, Macan, 328i GT, A45 AMG e RS6 entrando na casa dos 35 metros!

Ranking CARPLACE 2014: confira os carros que brilharam em nossos testes

Foto de: Daniel Messeder