Segredo: novo VW Gol 2016 começa a aparecer!

A Volkswagen não vai ficar assistindo à queda de vendas do Gol sem se mexer, obviamente. Prova disso é que a marca alemã começa a dar indícios sobre a nova geração do campeão de vendas, prevista para 2016. Recentemente estivemos na Ala 17 da fábrica da Anchieta (SP), o local mais secreto da empresa no Brasil, para conhecermos como nasce um carro. Até aí normal, pois estávamos a convite da marca. Mas eis que entre diversos desenhos e modelos em argila (clay),este inédito hatchback das fotos nos chamou a atenção: trata-se, sem sombra de dúvidas, de um legítimo compacto VW da próxima geração, com linhas fortes e vincos bem definidos, além da clássica coluna "C" larga. Seria o novo Gol? Talvez não exatamente, mas com certeza há indícios do modelo que vem por aí. O fato é que a VW não seria tão ingênua de entregar seu segredo assim facilmente, porém, por outro lado, é bom que a imprensa volte a falar do Gol para criar expectativa sobre o novo modelo - vale lembrar que a Ford mostrou o Ka Concept pelo menos seis meses antes do lançamento oficial.
Segredo: novo VW Gol 2016 começa a aparecer!
Quando desenvolve um novo carro, a marca analisa uma série de scketches (desenhos) e transforma os três escolhidos em modelos de argila, para dar ideia de luz, sombras e proporções. Pelo que já apuramos sobre o próximo Gol, esta maquete em clay das fotos "bate" com as informações obtidas: um mini-Golf. Repare nas linhas do para-choque, tomadas de ar e contorno dos faróis de neblina. Veja também o forte vinco que nasce no para-lama dianteiro e se estende até as lanternas, atravessando toda a lateral. O porte é ligeiramente maior que o do Gol atual, na medida para enfrentar os "crescidinhos" Chevrolet Onix e Ford Ka.
Segredo: novo VW Gol 2016 começa a aparecer!
Sketch mostra a versão duas portas do hatch A frente traz uma grade bem fina na altura do logotipo (que será mais destacado), formando quase um ângulo reto com o capô. Faróis estreitos e esticados para as laterais completam o conjunto, além de haver a terceira janelinha lateral - o que, se confirmado no projeto final, retomará o estilo do Gol "bolinha". A traseira tem corte bem abrupto (característica do Gol) e uma espécie de divisão na altura do vinco que vem da lateral, além da placa no para-choque. Outro indício que pode se tratar de um estudo do novo Gol é a utilização das rodas do atual modelo, como forma de comparação. Por fim, este hatch das imagens segue as últimas diretrizes de design da marca (especialmente na dianteira), mostradas em carros-conceito nos Salões mundo afora.
Segredo: novo VW Gol 2016 começa a aparecer!
Informações de fontes ligadas à VW dão conta de que já existem ao menos 10 protótipos em testes pela área de desenvolvimento, aprovados inclusive pela matriz em Wolfsburg. A VW da Alemanha, aliás, nunca teve tanta preocupação com um novo Gol como desta vez. Sabendo da importância estratégica do mercado brasileiro e do seu campeão de vendas, veio de lá a diretriz de seguir o design do Golf, além da aprovação para usar a moderna arquitetura MQB – a mesma do próprio Golf e de mais de 40 novos modelos do Grupo VW. A filial brasileira trabalha pesado junto a fornecedores na confecção das peças do novo carro. O prazo estipulado pela marca para que o Gol “G6″ fique pronto é fim de 2015, com chegada ao mercado no primeiro semestre de 2016. A “briga” dentro da fábrica é para manter os custos enxutos de forma que o preço não fuja muito dos patamares do modelo atual.
Segredo: novo VW Gol 2016 começa a aparecer!
Com o lançamento do up!, o Gol ficou livre para subir na vida. Ou seja, essa história de Gol mais barato que up! deve acabar com a nova geração. A tendência é que o próximo Fox, também com a base MQB, tome o lugar do velho Polo como compacto premium da marca. E o Gol então vai ficar como opção intermediária entre os compactos da Volks, atuando (em termos de posicionamento de preço) entre up! e Fox. Já o interior também terá o Golf como referência, passando a trazer um painel com desenho semelhante ao do hatch médio. O quadro de instrumentos, por exemplo, terá o velocímetro e o conta-giros bem grandes, com direito ao aro cromado nos mostradores das versões mais caras. Já os pedais, hoje deslocados à direita, ficarão em posição mais central, melhorando a ergonomia. Também espera-se que os comandos dianteiros dos vidros elétricos traseiros sejam transferidos para a porta (hoje ficam no centro do painel) e o atual esquema de ajuste de altura do banco seja trocado por um de catraca.
Segredo: novo VW Gol 2016 começa a aparecer!
A mecânica será toda composta pela nova família de motores EA-211: 1.0 12V de três cilindros e 82 cv, 1.6 16V de 120 cv e 1.4 TSI em versão flex (que deve estrear no Golf nacional) equipando o esportivo GTI. Para o 1.4 turbinado, é esperada potência na casa dos 150 cv e torque ao redor dos 26 kgfm com etanol – força suficiente para levar o novo Gol de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e alcançar 210 km/h de máxima. As versões mais baratas manterão o câmbio manual de cinco marchas, com opção do automatizado i-Motion, mas o GTI poderá receber a caixa DSG de sete marchas do Golf. Como aconteceu na última mudança do Fox, a direção terá assistência elétrica em todos os modelos, com opção do controle de estabilidade (ESP) em algumas versões. Por Fábio Trindade e Daniel Messeder Fotos: autor Proibida reprodução das imagens sem autorização Galeria de fotos:

Segredo: novo VW Gol 2016 começa a aparecer!

Foto de: Daniel Messeder