A BMW Motorrad do Brasil anunciou nesta sexta-feira, 19 de dezembro, que a partir de agora os proprietários de alguns modelos da marca estão autorizados a instalar dispositivos eletrônicos de rastreamento e localização sem qualquer prejuízo à garantia. A medida visa aumentar a segurança dos clientes, além de possibilitar tarifas de seguro mais vantajosas. Por enquanto, os modelos que poderão receber o dispositivo são os seguintes: BMW S 1000 RR, S 1000 R, HP4, F 800R, F 800 GS, F 800 GS Adventure e G 650 GS.
BMW libera instalação de rastreadores nas motos sem perda de garantia
A marca especifica, porém, que a instalação do produto e suas manutenções devem ser feitas nas concessionárias BMW, por um técnico autorizado do fabricante do dispositivo, que é responsável pelo seu perfeito funcionamento. Apesar de a BMW Motorrad não homologar ou indicar fabricantes, seguir as especificações assegura que o rastreador não afetará o desempenho e segurança da motocicleta, além de não comprometer a garantia de fábrica dos produtos.
BMW libera instalação de rastreadores nas motos sem perda de garantia
Para que o funcionamento da motocicleta não seja comprometido, é necessário que o rastreador seja homologado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e seguir as seguintes especificações:
  • Sinal de rastreamento por rádio frequência;
  •  Ausência de quaisquer conexões elétricas e/ou eletrônicas que venham a consumir a bateria da motocicleta ou interfiram na originalidade do veículo;
  • Instalação do dispositivo segundo critérios técnicos que não interfiram com os sistemas elétrico, eletrônico e mecânico da motocicleta;
  • Dispositivo totalmente autônomo;
  • Antena com fio fixo;
  • Dimensões máximas do equipamento 100mm comprimento x 52mm largura x 23 mm altura

Veja mais - Opinião: a triste realidade de escolher carro e moto por índice de roubo

Galeria: BMW libera instalação de rastreadores nas motos sem perda de garantia

Envie seu flagra! flagra@motor1.com