Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência

Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
Quando pensamos nos carros de luxo do passado, um dos primeiros nomes que vêm à mente certamente é o Ford Galaxie/Landau, um carrão de origem norte-americana que foi sinônimo de luxo e status por mais de uma década. Preferido pelas autoridades e endinheirados, o sedã era o maior carro produzido pela Ford, com uma história bem interessante que começa no final dos anos 1950. Origens Criado para suceder o tradicional Ford Fairlane, o então Galaxie 500 era lançado em 1959 trazendo visual típico dos carros daquela década, com faróis acima da grade, para-brisa envolvente e aletas nos para-lamas.
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
Mas o estilo do sedã mudaria logo. Já em 1960, ele recebia uma nova dianteira com faróis alinhados à grade. Os americanos tiveram acesso à uma gama de variações do modelo: Sedan, Sport Sedan, Coupé, Conversível, Pick-Up, Ranchero, Station-Wagon e até uma versão esticada chamada Ambulance.​
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
A mecânica era destaque com a ampla oferta do motores, começando pelo V6 3.6 litros e chegando às opções mais nervosas como o clássico V8 de 7.0 litros, que fez grande sucesso nas competições da NASCAR.
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
Apesar do sucesso, o visual já estava datado para os anos 1960, e em 1965 o Galaxie passava pela primeira reestilização completa. Ganhava visual mais limpo e faróis duplos na vertical. Esta seria a aparência do modelo que viria para o Brasil. Por aqui Mostrado no Salão de Automóvel de 1966, o Galaxie 500 chegava ao mercado nacional apenas na variação sedã quatro portas. Disponível à partir do ano seguinte, o carro de luxo representava um marco para a Ford como o primeiro automóvel da montadora feito em solo brasileiro.
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
O carrão impressionava pelo tamanho de 5,4 metros de comprimento e 2 metros de largura. Além de imponente, o visual luxuoso e repleto de cromados (frisos, para-choques, calotas) conferiam ainda mais sofisticação. De início, ele vinha equipado com motor V8 272 de 164 cv de potência e 33,3 kgfm de torque associado ao câmbio manual de três marchas com alavanca no painel. Pesando mais de 1.700 kg, o desempenho não surpreendia (aceleração de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e velocidade máxima de 140 km/h), mas o nível de conforto e silêncio a bordo agradavam muito.
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
Por dentro, havia acabamento em couro ou cetim, painel com escala horizontal, ventilação forçada (item raro na época), bancos dianteiros inteiriços e capacidade para seis pessoas viajarem com conforto. O enorme porta-malas também abrigava o estepe, enquanto o tanque de combustível tinha capacidade para 76 litros.
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
Com a concorrência reduzida, o primeiro carro da Ford rapidamente ganhava fama no mercado e pouco a pouco trazia novidades e mais equipamentos até a chegada da versão Limited, ainda mais luxuosa. Trazia teto de vinil, grades e frisos exclusivos, apliques das portas e painel em jacarandá, apoio de braço no banco traseiro e ajuste interno dos retrovisores externos, ar-condicionado e direção hidráulica.
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
A nova versão de topo trazia ainda um motor um pouco mais forte: um 4.7 litros de 190 cv e torque máximo de 37 kgfm associado ao câmbio automático de três marchas (foi o primeiro carro nacional automático). Teimosão No sentido oposto, poucos meses depois era lançada a versão "básica" do sedã. O chamado Galaxie Standard tinha acabamento mais pobre, sem ar-condicionado e nem direção assistida, além de perder boa parte dos cromados que caracterizavam o luxo. Lançado ainda em 1970, só ficou no mercado até 72. Landau Apostando de novo no requinte, a Ford lançava uma nova versão luxuosa com o nome de Landau, que antigamente era usado para designar as carruagens que podiam ter o teto recolhido. Trazia detalhes externos exclusivos para identificar a versão mais refinada, vidro traseiro reduzido, calotas raiadas, capota de vinil e bancos de couro ou cetim.
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
Para 1973, o modelo ganhava novos capô e grade, além da traseira novamente redesenhada. Novas calotas, frisos e mais opções de cores completavam as mudanças. O sedã seguiria com este visual até 1976. Reestilização Após dez anos de vida no Brasil, o Galaxie passava pela primeira grande mudança. O novo estilo contava com frente de faróis duplos na horizontal e luzes de direção nos extremos. Na traseira, as lanternas eram inéditas e dividas em três segmentos, conferindo um ar mais refinado.
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
Sob o capô, um motor 4.9 litros de 199 cv e 39,8 kgfm importado do Canadá dava novo fôlego ao sedã. A aceleração de 0 a 100 km/h caía para 13 segundos com câmbio manual e ficava em 15 segundos na versão automática. A partir daí o modelo sofreria poucas mudanças, ganhando, em 1978, novo volante e ar-condicionado integrado ao painel. O modelo de entrada Galaxie 500 era descontinuado, restando apenas os tops LTD e Landau. Dois anos depois, o motor 302 ganhava versão movida a álcool, que trazia um imenso tanque de 107 litros!
Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência
Nos nos seguintes, apenas novidades pontuais como fechadura elétrica do porta-malas e suspensão traseira com estabilizador. Os para-lamas traseiros ganhavam pequenas lanternas e as luzes de ré eram incorporadas ao conjunto óptico. Depois destas mudanças, o LTD saía de linha em 1982 e o Landau em 1983. O primeiro carro da Ford no Brasil encerrava sua história após 77.850 unidades produzidas. Foi substituído por um carro bem menor: o Del Rey, que embora fosse refinado e confortável, não era páreo para o status proporcionado por um Landau.

Galeria: Ford Galaxie/LTD/Landau

Carros para sempre: Ford Galaxie marcou época com luxo e excelência

Foto de: Julio Cesar