Quando o Grand Cherokee foi lançado, em 1992, a marca talvez não imaginasse que a versão mais refinada do icônico Jeep Cherokee faria tanto sucesso, se tornando o Jeep mais vendido do mundo. A segunda geração chegou em 1998 e, para quem não se lembra, se tornou sonho de consumo no Brasil. Ainda mantendo o jeitão de SUV norte-americano ao longo de suas três gerações, o Grand Cherokee 2014 ganha mudanças sutis no visual e agrega bastante em tecnologia e equipamentos. Além, é claro, de manter o valente conjunto mecânico, que agora conta com a moderna caixa automática de oito velocidades. O que é? Disponível nas versões Laredo e Limited, o Grand Cherokee 2014 se mantém fiel às linhas clássicas que o consagraram, ao mesmo tempo em que ganha uma aparência mais atual. Aliás, o jipão nem pode mudar muito, já que nesse segmento o público é mais conservador - principalmente o norte-americano. Entre as novidades, dianteira com faróis redesenhados (agora com luzes diurnas de LED), nova grade, para-choques e capô. Há também rodas com desenho inédito, que ostentam aro 20" na versão top Limited. A traseira incorporou lanternas com novo formato e iluminação por LEDS, além de uma nova saída de escapamento.
Volta rápida:
A espaçosa cabine também ficou mais atraente, principalmente pelos equipamentos que deram um ar de modernidade ao SUV. Um ótimo recurso é o painel de instrumentos personalizável com tela LCD de 7" (5" na Laredo), que permite mais de 100 configurações. Além dela, temos central multimídia com tela de 8,4", sistema de entretenimento UConnect e navegador por GPS. O volante conta com mais funções e aletas (paddle-shifts) para trocas de marcha no modo manual. O acabamento com toques de madeira escura está presente tanto no Grand Cherokee Laredo quanto no Limited. Sempre de couro, o revestimento pode ser preto ou claro, nas duas configurações. Exclusivos da versão Limited são alguns detalhes cromados, como os frisos no painel e no porta-malas.
Volta rápida:
Bem equipado, o Grande Cherokee traz ar digital dual zone e bancos dianteiros com ajuste elétrico em oito posições. Na Limited, oferece ainda memória para os ajustes do banco, retrovisores e coluna de direção. Controle eletrônico de estabilidade (ESC) com redução de rolagem da carroceria, Hill Start Assist, controle de oscilação de reboque e sete airbags também são itens de série. Como anda? Equipado com conjunto mecânico composto pelo motor 3.6 V6 Pentastar de 286 cv e 35,4 kgfm associado ao câmbio automático de oito velocidades, o Grand Cherokee desliza suave, praticamente sem deixar sentir as trocas de marcha. O resultado é uma equilibrada equação "potência x consumo x ruído". Se quiser esticar um pouco mais, há o modo esportivo que realiza as mudanças de marchas em giros mais altos.
Volta rápida:
Outra boa característica do SUV é o ótimo isolamento acústico, agora complementado pelos vidros dianteiros laminados que ajudam a filtrar com eficiência os ruídos externos e o ronco do V6, quase inaudível em baixas rotações. Já o comportamento dinâmico evoluiu muito em relação às primeiras gerações. Dentro das limitações de um SUV grande e pesado como o Grand Cherokee, ele não apresenta mais aquele jeitão de "barca", que fica balançando o tempo todo. Pelo contrário, a suspensão está mais firme e passa maior segurança.
Volta rápida:
No test-drive, os jornalistas foram orientados a seguir em comboio. Então, ao estilo "rolezinho", fizemos um percurso entre a capital paulista e Alphaville (região de condomínios de luxo na Grande São Paulo). Devido ao trânsito da cidade e a distância relativamente próxima, não deu pra explorar muito o carro, mas foi suficiente para conferir que o SUV vai muito bem até no ambiente urbano, oferecendo conforto, ótima dirigibilidade e visibilidade. O teste incluiu também um pequeno trecho off-road no município de Santana de Parnaíba. Mesmo a trilha não sendo radical, fica claro que o Grand Cherokee se sente em casa quando o asfalto acaba. Desfrutando da tração 4x4 full-time com reduzida, passar por atoleiros ou descidas íngremes foi tarefa fácil, mesmo para quem não está tão acostumado. O SUV conta também com controle de descida, que segura o carro e mantém a velocidade baixa para ajudar nas descidas íngremes. Outro destaque que fez a diferença foi o Selec-Terrain, melhorado para 2014 e com cinco possibilidades de uso: Sand (areia), Mud (lama), Auto, Snow (neve) e Rock (pedra), que de acordo com o terreno coordena a caixa de transferência, diferenciais e o acelerador para oferecer o melhor controle em cada situação. Ao selecionar um modo (qualquer um deles), você nota na hora as mudanças de calibração no pedal do acelerador, rotação do motor e relação de marchas. De fato, o recurso torna o fora-de-estrada bem mais fácil!
Volta rápida:
Por fim, o Grand Cherokee ainda traz o ECO Mode, que melhora o consumo fazendo as trocas de marcha em rotações mais baixas. Sempre dirigindo neste modo, fizemos duas medições de consumo no trajeto, desconsiderando os trechos off-road. A média ficou em 8,8 km/l no circuito misto estrada/cidade com ar-condicionado ligado 100% do tempo. Quanto custa? Com preços sugeridos de R$ 185.900 (Laredo) e R$ 214.900 (Limited), o Grand Cherokee 2014 mostra uma clara evolução técnica e dinâmica. Mas sem abandonar o jeitão robusto de SUV norte-americano que seu público aprecia. Por Julio César Ficha Técnica: Jeep Grand Cherokee Laredo Motor: dianteiro, transversal, seis cilindros em V, 24 válvulas, 3.604 cm3 Potência: 286 cv ; Torque: 35,4 kgfm; Transmissão: automática de oito velocidades, tração integral; Direção: hidráulica; Suspensão: tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal, suspensão traseira tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal; Freios: discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS; Rodas: aro 18 com pneus 265 R60; Peso: 2.191 kg; Porta-malas: 457 litros Tanque: 94 litros; Dimensões: comprimento 4.822 mm, largura 1.943 mm, altura 1.781 mm, entreeixos 2.915 mm. Especificações fora-de-estrada: ângulo de entrada 26,3° e ângulo de saída 26,5°

Galeria: Jeep Cherokee 2014

Galeria: Volta rápida: "rolezinho" de Grand Cherokee 2014 revela aptidão para asfalto e trilha

Foto de: Julio Cesar
Envie seu flagra! flagra@motor1.com