Oficial: novo Mazda MX-5 2015 é revelado com 100 kg a menos

Roadster mais popular do mundo, o Mazda MX-5 (também conhecido como Miata em alguns mercados), vai entrar em 2015 completamente reformulado. Após 25 anos de história e mais de 947 mil unidades vendidas mundo afora, o modelo será apresentado em nova geração durante o Salão de Paris, em outubro. Mais compacto, baixo e, principalmente, mais leve que o antecessor, o novo MX5 começará a ser vendido na Europa no começo do ano que vem.
Oficial: novo Mazda MX-5 2015 é revelado com 100 kg a menos
O design aposta na pureza das linhas, como convém a um legítimo roadster, mas capricha nos detalhes como o feixe de LED's na dianteira e os faróis e lanternas esguios, para dar um toque de agressividade. O modelo foi concebido dentro da filosofia Kodo de estilo que rege os novos Mazda 3 e 6. Internamente, o MX-5 ousa um pouco menos e mantém um painel que lembra os demais carros da marca, com destaque para o foco no condutor e uma generosa tela de LCD para o sistema multimídia, posicionada no alto do painel.
Oficial: novo Mazda MX-5 2015 é revelado com 100 kg a menos
O mais legal para os entusiastas, no entanto, é que o novo MX5 resgata o espírito do modelo original e, contrariando o que costuma acontecer em novas gerações, está menor do que antes. São 105 mm a menos no comprimento, 15 mm de redução no entre-eixos e 20 mm inferiores na altura, embora tenha ficado 10 mm mais largo. Além disso, o roadster ganha a nova arquitetura "SKYACTIV-chassis", que permite uma redução de peso de cerca de 100 kg graças ao uso de alumínio em diversas partes da carroceria. A expectativa é que, com as novidades, o modelo não passe dos 1.050 kg de peso e fique com o centro de gravidade mais baixo, melhorando ainda mais a sua já elogiada dirigibilidade.
Oficial: novo Mazda MX-5 2015 é revelado com 100 kg a menos
O setup construtivo mantém a receita de motor dianteiro e tração traseira, com suspensões independentes double wisbone na dianteira e multilink na traseira, além de trazer um sistema de freios dimensionado. Opções de motorização ainda não foram divulgadas, mas espera-se dois motores a gasolina, de 1.5 (130 cv) e 2.0 litros (165 cv), e talvez um inédito bloco a diesel. O câmbio será manual de seis marchas, tendo uma caixa automática também de seis velocidades como opcional.
Oficial: novo Mazda MX-5 2015 é revelado com 100 kg a menos
Será que temos chance de ver este novo MX-5 no Brasil? Ainda é cedo para dizer, mas, como já mostramos por meio do crossover CX-5 em testes por aqui, a marca japonesa ensaia a melhor forma e momento de voltar ao país.

Oficial: novo Mazda MX-5 2015 é revelado com 100 kg a menos

Foto de: Daniel Messeder