Garagem CARPLACE #3: como anda (e bebe) o novo Ka com gasolina?

Em nossa garagem há duas semanas, o novo Ford Ka vem colhendo elogios da equipe. O editor-assistente Julio César ficou uns dias com o novo compacto e voltou empolgado. "Ele tem desempenho muito próximo de um motor 1.4, principalmente em médias e altas rotações. No dia-a-dia, principalmente no ciclo urbano, esses novos motores de três cilindros vieram mesmo pra elevar o nível dos 1.0 tanto em eficiência quanto em consumo", declarou.
Garagem CARPLACE #3: como anda (e bebe) o novo Ka com gasolina?
Que o novo Ka anda bem a gente já falou algumas vezes. Da última, aliás, o Ford de nova geração provou ser o 1.0 nacional mais rápido do mercado, ao vencer as medições de desempenho contra o VW up! e o renovado Nissan March. Faltava, porém, a experiência de dirigir (e testar na pista) o compacto com gasolina. Afinal, usando o combustível fóssil a potência do bloco 1.0 3C diminui de 85 para 80 cv, enquanto o torque baixa de 10,7 para 10,2 kgfm - mas pelo menos aparece numa rotação mais baixa, 3.500 contra 4.500 rpm.
Garagem CARPLACE #3: como anda (e bebe) o novo Ka com gasolina?
No começo, sentimos pouca diferença em virtude principalmente de a força máxima chegar antes. Andando um pouco mais, no entanto, percebemos que o Ka perde um pouco do vigor, sim, exigindo mais acelerador em saídas de lombadas e nos aclives. Vantagem é que, usando gasolina, não há o problema do funcionamento irregular que notamos na fase fria com etanol, logo depois da primeira partida do dia. E o consumo, que já tinha agradado com etanol, fica ainda mais interessante.
Garagem CARPLACE #3: como anda (e bebe) o novo Ka com gasolina?
Na cidade, a média passou de 9,2 km/l para 12,2 km/l. Em noites de trânsito suave, nas vias rápidas, o computador de bordo chega a registrar mais de 20 km/l andando nos 90 km/h permitidos. Já na estrada obtivemos 17,6 km/l usando o nosso padrão de 120 km/h constantes em última marcha - a média com etanol havia sido de 13,0 km/l. Uma boa opção da Ford foi adotar uma relação de transmissão longa para a quinta marcha, de modo a baixar a rotação do motor em velocidades de viagem. Assim, a 100 km/h temos pouco mais de 3 mil rpm e, a 120 km/h, o conta-giros aponta 3.750 rpm - melhorando não só o gasto de combustível como também garantindo baixo nível de ruído interno.
Garagem CARPLACE #3: como anda (e bebe) o novo Ka com gasolina?
Quanto ao desempenho, nossas medições revelaram uma leve queda de rendimento, mas ainda assim com bons números para um 1.0. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, consumiu 14,9 segundos (contra 13,7 s quando abastecido com etanol). Já as retomadas de 40 a 100 km/h e 80 a 120 km/h passaram da casa dos 13 segundos para os 14 s, nas duas provas. Vale lembrar que esta última medição é feita em quarta marcha, simulando uma condição de ultrapassagem em estrada. E no Ka é isso mesmo. Como a quinta é longa para consumo, convém reduzir para aproveitar a melhor faixa de torque do motor tricilíndrico. Fotos Rafael Munhoz Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 997 cm3, comando duplo variável na admissão e escape, flex; Potência: 80/85 cv a 6.300 rpm; Torque: 10,2/10,7 kgfm a 3.500/4.500 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15;Peso: 1.026 kg; Capacidades: porta-malas 257 litros, tanque 51,6 litros; Dimensões: comprimento 3.886 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entreeixos 2.491 mm Aceleração* 0 a 60 km/h: 6,0 s (5,7 s) 0 a 80 km/h: 9,7 s (9,0 s) 0 a 100 km/h: 14,9 s (13,7 s) Retomada* 40 a 100 km/h em 3a: 14,1 s (13,4 s) 80 a 120 km/h em 4a: 14,5 s (13,8 s) Frenagem 100 km/h a 0: 39,3 m 80 km/h a 0: 24,9 m 60 km/h a 0: 14,0 m Consumo* Ciclo cidade: 12,2 km/l (9,2 km/l) Ciclo estrada: 17,6 km/l (13,0 km/l) * Valores entre parênteses indicam medição com etanol

Garagem CARPLACE #3: como anda (e bebe) o novo Ka com gasolina?

Foto de: Redação