Em 1989, a Volkswagen do Brasil decretou que o dia 20 de janeiro seria o Dia Nacional do Fusca. Desde então, o ato se tornou sagrado para os fãs e simpatizantes do compacto famoso no mundo inteiro. Revolucionário, ele foi lançado em 1935 na Alemanha pelo projetista Ferdinand Pieche. Sofreu diversas alterações até 1938, quando passou a ser produzido em série e ganhou formato semelhante ao Fusca que ganharia o mundo nas décadas seguintes. Em 1959 ele começou a ser fabricado no Brasil, seguindo uma trajetória de sucesso até 1986, quando saiu de linha pela primeira vez. Em 1993, o presidente Itamar Franco decretou a volta do Fusca como "carro popular". Com relativo sucesso, o Besouro continuou a ser produzido até 1996, quando saiu de cena definitivamente do nosso mercado. No México, o último país a produzi-lo, o Fusca continuou sendo produzido até 2003. O Fusca clássico teve o fim de sua história decretada em 2003, uma lástima para muitos. Desde então, o modelo cheio de carisma fez parte da história de muitos brasileiros e recebeu centenas de "apelidos". Para comemorar, o CARPLACE listou alguns deles. Confira a lista abaixo:
  • Pulga
  • Corcunda
  • Joaninha
  • Bolha
  • Cornowagen (versão com teto solar)
  • Besouro
  • Barata
  • Baratinha
  • Porsche Bolha
  • Beetle
Não deixe de conferir mais detalhes da "nova geração" do modelo em nossa avaliação do novo Volkswagen Fusca.
Dia Nacional do Fusca - confira alguns

Galeria: Volkswagen Fusca

Galeria: Dia Nacional do Fusca - confira alguns "apelidos" desta lenda automotiva

Foto de: Redação2
Envie seu flagra! flagra@motor1.com