Efeito Gol? VW do Brasil anuncia novo presidente para 2015

A partir de janeiro de 2015, o comando da Volkswagen vai passar por algumas mudanças. Thomas Schmall (50), atualmente presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, foi nomeado membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen, responsável por Componentes. Schmall sucederá o Prof. Dr. Werner Neubauer (65), que está se aposentando e que continuará atuando no Grupo a título consultivo. O novo presidente e CEO da Volkswagen do Brasil é David Powels (52), atualmente Diretor Geral da Volkswagen da África do Sul. Ele será sucedido por Thomas Schäfer (44), atualmente responsável pela Produção do Grupo Volkswagen no Exterior, em Wolfsburg. O presidente da Volkswagen Aktiengesellschaft, Prof. Dr. Martin Winterkorn, destacou as realizações de Neubauer para o Grupo Volkswagen: "É graças ao empenho excepcional de Werner Neubauer que a área de Componentes é hoje uma fornecedora versátil, inovadora e competitiva das principais peças, dando assim uma contribuição sustentada para o sucesso econômico da Volkswagen. Nossa empresa e sua região são muito especiais para ele. Essa afinidade foi a sua inspiração para avançar e assegurar o futuro, explorando novas tecnologias e fortalecendo a parceria com a ciência no interesse da Volkswagen e as pessoas da região".
Efeito Gol? VW do Brasil anuncia novo presidente para 2015
Thomas Schmall Thomas Schmall é graduado em Business Studies e ingressou no Grupo Volkswagen em 1991. Após assumir algumas posições na engenharia industrial em Wolfsburg, foi transferido para a Volkswagen do Brasil em 1999, tornando-se gerente da fábrica de São José dos Pinhais (PR) em 2000. Ingressou na Volkswagen Eslováquia como membro da Diretoria de Engenharia em 2003, tornando-se presidente da Volkswagen Eslováquia em 2005. Schmall foi nomeado Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil em 2007. David Powels obteve qualificação profissional do British Institute of Cost and Management Accountants. Em 1989, ele começou sua carreira na Volkswagen da África do Sul como responsável pela contabilidade de impostos na divisão de finanças. Depois de assumir responsabilidades em finanças do Grupo e controladoria de finanças na Audi na Alemanha, tornou-se Diretor Financeiro da Volkswagen da África do Sul, em 1998. Passou a atuar na Volkswagen do Brasil como Vice-Presidente de Finanças e Estratégia Corporativa em 2002. Ele foi nomeado Diretor Geral da Volkswagen da África do Sul em 2007.
Efeito Gol? VW do Brasil anuncia novo presidente para 2015
David Powels Durante a gestão de Thomas Schmall a Volkswagen lançou duas gerações do Gol, lançou o subcompacto up!, produzido em Taubaté (SP), e renovou a linha Fox. Outro destaque foi o início da produção dos motores EA 211, até então, os mais modernos oferecidos pela marca no país. No entanto, a marca não vive um bom momento no mercado nacional, inclusive com o Gol perdendo a liderança de 27 anos para o Fiat Palio. Obviamente que a VW não admite, mas a troca de comando da filial brasileira provavelmente tem a ver com a queda nas vendas da empresa nos últimos anos.

Efeito Gol? VW do Brasil anuncia novo presidente para 2015

Foto de: Julio Cesar