Garagem CARPLACE #4: Logan passa por análise de estilo

Garagem CARPLACE #4: Logan passa por análise de estilo
Sempre ouvi de proprietários da geração anterior do Logan relatos positivos sobre a robustez do modelo. O generoso espaço interno também aparecia sempre nas conversas. Mas quando o assunto pendia para o aspecto visual, o papo acabava rapidamente. Acabava, pois com o novo a conversa volta. E com muita curiosidade!
Garagem CARPLACE #4: Logan passa por análise de estilo
Mais bonito? Como de costume, faço uma pequena exposição dos carros que passam pelo Garagem CARPLACE para ouvir a opinião de amigos e pessoas interessadas. O fato curioso com o Logan não foi sobre a questão mecânica, nem valentia ou preço. O que mais ouvi ao parar o carro foi a pergunta: "Este é o Logan?", com certo espanto.
Garagem CARPLACE #4: Logan passa por análise de estilo
Mas o espanto desta vez não era pelo visual meio quadradão, e sim pela tremenda evolução estética que o sedã passou. Muitos paravam, olhavam a parte dianteira, e depois davam a volta no carro para tirar conclusão. Um deles mandou: "Nossa, está bonitão agora, hein?".
Garagem CARPLACE #4: Logan passa por análise de estilo
É verdade. A dianteira casa bem com a nova identidade da marca, embora o emblema da Renault seja de grandes dimensões. Os faróis têm desenho interessante, com uma bacana divisão cromada dos elementos internos. O para-choque, agora de linhas arredondas, acomoda bem a grade que se estende como uma espécie de máscara negra no conjunto óptico. A traseira, de desenho limpo, tem como principal atração as lanternas com acabamento cromado.
Garagem CARPLACE #4: Logan passa por análise de estilo
Pequenas mudanças estéticas o diferenciam da versão europeia da Dacia, que conheci no Salão de Paris em 2012. Posso dizer que a versão da Renault ficou com aspecto mais refinado. E a surpresa não fica restrita apenas do lado de fora. Ao abrir o carro, mesmo nesta versão de entrada, a impressão positiva foi geral. O painel agora tem desenho mais moderno e agradável. É feito de plástico rígido ainda, mas considerando o segmento e os concorrentes, transmite uma impressão superior.
Garagem CARPLACE #4: Logan passa por análise de estilo
Comparando com o modelo Dacia, pequenas mudanças fizeram bem ao modelo nacional. É diferente, por exemplo, nas saídas centrais do ar-condicionado e no grafismo branco do quadro de instrumentos, que facilita a leitura das informações. No restante, o padrão e a qualidade dos materiais são os mesmos do que vi por lá. O resultado geral foi a aprovação do novo estilo como "muito mais bonito", uma opinião praticamente unânime por quem conferiu o carro de perto. E dirigindo? Utilizei o Logan 1.0 durante 80% do tempo na cidade em tarefas diárias triviais, como o deslocamento até a redação ou fazer compras. Tudo bem que estou na versão mais barata, mas incomoda muito o fato de não possuir sequer trava elétrica. Descer o vidro com manivela posso relevar por conta do ar-condicionado. A posição do banco do motorista é um pouco alta e não há como alterar, pois tem o banco tem apenas ajuste para o encosto. Para tentar encontrar uma posição melhor para dirigir, o motorista conta com ajuste de altura do volante, e só. Os retrovisores também têm ajustes manuais.
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Dirigindo o sedã pela cidade, noto que as características de robustez da geração anterior foram aprimoradas. A suspensão enfrenta as deformidades do asfalto e valetas sem problemas, deixando o rodar confortável. Gostei também do nível de ruído interno, mais baixo do que nos rivais. Na estrada, é preciso paciência para chegar aos 120 km/h, velocidade na qual o motor gira a 4.000 rpm e faz com que o ruído invada a cabine, mas ainda de forma tolerável. De proposta urbana e familiar, não espere um comportamento comunicativo do Logan. A direção hidráulica, apesar de um pouco anestesiada, atende de modo satisfatório. Gostei também da visibilidade geral, inclusive dos retrovisores. Em termos de desempenho, é apenas adequado, mas, no conjunto, considerando o excelente espaço, o visual agora bonito e a qualidade de construção, é fácil notar que o Renault está um passo à frente do Classic e Siena EL, principais concorrentes em termos de preço.

Galeria de fotos: Renault Logan 1.0 Expression

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Foto de: Fábio Trindade