Latin NCAP: Onix decepciona e Palio melhora; 208 consegue quatro estrelas

Nesta terça-feira (19), foram divulgados os resultados da nova rodada de testes do Latin NCAP. Foram avaliados quatro veículos, sendo três deles vendidos no mercado brasileiro: Chevrolet Onix, Fiat Palio e Peugeot 208. Nenhum dos modelos alcançou a pontuação mais alta, com as cinco estrelas. Fiat Palio A terceira geração do Palio conseguiu três estrelas no quesito proteção para adultos e duas estrelas para crianças. O Latin NCAP também testou uma versão do modelo sem o airbag duplo (esta versão não é mais produzida pela Fiat), que por sua vez obteve zero estrela nos dois quesitos. O instituto elogiou os avanços obtidos graças à incorporação dos airbags frontais (obrigatórios no Brasil), mas recomendou à Fiat o uso do sistema ISOFIX e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, entre outros itens, para melhores resultados.
Chevrolet Onix Havia uma certa expectativa em relação a um bom desempenho do modelo, tanto pela imprensa como pelo próprio instituto. O resultado, porém, decepcionou. Foram três estrelas na proteção para os ocupantes dianteiros e duas estrelas no quesito proteção para crianças - mesmo resultado do Fiat Palio, que usa plataforma mais antiga. Embora a estrutura fosse considerada boa, após o crash test houve ruptura do assoalho no lado do motorista. Entre os itens de segurança, a observação fica por conta da falta do ISOFIX e dos cintos de três pontos para todos os ocupantes.
Peugeot 208 Diferente dos outros dois modelos testados, o 208 se saiu bem e conseguiu quatro estrelas para os ocupantes dianteiros e três estrelas na proteção para crianças. O instituto elogiou o desempenho do Peugeot nos testes, sendo qualificado como estável. "Isso reflete uma geração de estruturas mais modernas", salienta o Latin NCAP. O único porém é a ausência de certos equipamentos no modelo produzido no Brasil, como airbags laterais, ISOFIX, controle de estabilidade e opção de desativação do airbag - itens que não estão presentes no modelo vendido na América do Sul. Caso tivesse tais equipamentos, o modelo poderia alcançar as cinco estrelas. Na mesma bateria de testes, também foi avaliado o Chevrolet Spark (sem airbags), que obteve zero estrela quanto à proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante criança.
Latin NCAP: Onix decepciona e Palio melhora; 208 consegue quatro estrelas
Fonte: Latin NCAP

Latin NCAP: Onix decepciona e Palio melhora; 208 consegue quatro estrelas

Foto de: Redação