Nova Honda CB 650F chega para o lugar da Hornet nos próximos meses

Uma das motos mais desejadas do país, a Honda CB600F Hornet está prestes a deixar a linha de produção. É que afirma uma fonte ligada à marca no Brasil. Segundo o informante, a nova CB 650F, apresentada mundialmente no Salão de Milão do ano passado, começa a ser produzida em Manaus (AM) agora no segundo semestre, ocupando o lugar que até então era da Hornet. Embora aposente a Hornet, a nova 650F tem pegada diferente, mais urbana e menos agressiva. O motor de quatro cilindros em linha e 16 válvulas ganhou maior curso do pistão, pulando para 649cc. Mas, em vez de ampliar a potência, a Honda preferiu privilegiar a entrega de torque em baixos e médios giros, especialmente abaixo de 4.000 rpm. A marca anunciou que o pico de potência não era prioridade. Aceleração e retomadas fortes, assim como a redução do consumo nas viagens em velocidade de cruzeiro, foram o foco. São 87 cv de potência a 11.000 rpm e 6,4 kgfm de torque a 8.000 rpm – contra 102 cv a 12.000 rpm e 6,5 kgfm a 10.500 rpm. Ou seja, no lugar do comportamento endiabrado em altas rotações que caracteriza a Hornet atual (embora com falta de força em baixa), na nova moto a Honda destaca a facilidade de uso e o comportamento suave em qualquer rotação. Outra alteração que pode ser encarada como retrocesso é que o chassi abandona o alumínio em favor de uma estrutura de aço, que deixou a moto com 18 kg extras. Para compensar, os discos de freio ficaram maiores, indo de 296 mm para 320 mm. Já a posição de pilotagem ficou mais confortável, com as costas menos inclinadas para frente e guidão mais largo. A melhor notícia, no entanto, é que a CB 650F deverá ser lançada com preço inferior ao da Hornet, por conta do projeto de custo mais baixo. Hoje, a Hornet sai por R$ 32.300 na versão STD e R$ 35.300 no modelo com C-ABS. A previsão é que a substituta chegue com valor inicial na casa dos R$ 30 mil. Hornet 800 Para quem torceu o nariz, saiba que na verdade a CB 650F não é a nova Hornet, tanto que a Honda até tirou o sobrenome Hornet da moto. De acordo com a imprensa europeia, uma nova Hornet ainda está por vir e, para alegria dos fãs da esportividade do modelo, chegará com um novo motor de 800 cc. Desta forma, ela se alinhará às principais concorrentes em cilindrada, como Kawasaki Z800, BMW F800R, Ducati Streetfigther 848 e Suzuki GSR 750, entre outras. Dados preliminares indicam que a Hornet 800 terá cerca de 115 cv de potência e 8,8 kgfm de torque, com um peso estimado de 190 kg e velocidade máxima na casa dos 230 km/h.