Cogitado para o Brasil em 2014, Dacia Dokker rouba vendas do Renault Kangoo na Europa
Apesar de bem sucedida em diversos segmento do mercado, a sinergia entre a Dacia e a Renault parece não ter sido tão exitosa quando se leva em consideração o nicho de veículos comerciais na Europa. Maior prova disso é o desempenho em vendas alcançado pelo multi-uso romeno Dokker em relação ao 'primo rico' Kangoo. Mesmo com o francês ainda vendendo mais, é notório o avanço do euro-oriental sobre seu público em diversos países.

A canibalização se explica pelo posicionamento mercadológico quase idêntico entre os dois modelos. Enquanto no mercado convencional os carros da Dacia são sempre mais simples e despojados que os da Renault, no nicho comercial isso não acontece - até mesmo porque o segmento não exige requinte. Apesar de ambos serem racionais quanto ao uso, o Kangoo custa relativamente mais que o Dokker e não oferece nada muito além em troca.

Parecidos esteticamente, Dokker e Kangoo também compartilham boa parte da gama de motores, o que os torna ainda mais próximos. Quanto aos preços, porém, há diferenças notáveis. Enquanto o Dacia pode ser encontrado na Espanha por 4.700 euros (R$ 15.150), o Renault não sai por menos de 8.750 euros (R$ 28.180). Como resultado, o francês caiu para o terceiro lugar do segmento no mercado espanhol (6.059 unidades vendidas de janeiro a novembro), enquanto o Dokker, "roubando" clientes, abocanhou a quarta colocação (5.304).



