Renault Zoe entra para a frota de veículos elétricos da Itaipu

Lançado em 2012, o Renault Zoe acaba de entrar para a frota de veículos elétricos de Itaipu Binacional. Foram adquiridos 20 unidades do carro elétrico produzido na Europa. Os carros, com motor 100% elétrico, chegaram a Itaipu no final de fevereiro e serão usados em estudos de impacto da nova tecnologia na conexão com rede elétrica e infraestrutura de abastecimento para esse tipo de veículo. O modelo é um hatch compacto para quatro pessoas e tem autonomia superior a 210 quilômetros, conforme ciclo NEDC (New European Driving Cycle). Seu motor elétrico tem potência de 88 cv e 22,4 kgfm de torque. Ele acelera de 0-100 km/h em 13 segundos. O Zoe ainda é equipado com sistema multimídia, com tela touchscreen e comandos no volante.
Renault Zoe entra para a frota de veículos elétricos da Itaipu
Com esta aquisição, a Renault do Brasil comercializou 62 unidades de veículos elétricos no país. Desde 2013, a marca integra o time de parceiros do Programa Veículo Elétrico (VE), liderado pela Itaipu Binacional. Novais ressaltou que a entrada da Renault como parceira de Itaipu facilitou o trabalho, criando condições favoráveis para a aquisição dos modelos. O objetivo dos estudos é subsidiar as empresas do setor elétrico em investimentos em infraestrutura de abastecimento – ou seja, sistemas para recarregar a bateria dos veículos.
Renault Zoe entra para a frota de veículos elétricos da Itaipu
Em 2013, além do contrato firmado entre as duas empresas, que prevê a montagem de 32 modelos Renault Twizy em regime SKD (Semi Knock Down, na sigla em inglês), a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) adquiriu um modelo Zoe e um Twizy. Também a Fedex Express adquiriu 6 unidades do Kangoo Z.E, hoje utilizado na entrega de encomendas em São Paulo e Rio de Janeiro. Galeria: Renault Zoe

Renault Zoe entra para a frota de veículos elétricos da Itaipu

Foto de: Julio Cesar