Você já montou um motor? Agora eu posso dizer que sim. Ou melhor, apenas ajudei na montagem do novo EA211 1.6 16V da Volkswagen, que passa a equipar a partir de abril o Gol Rallye e a Saveiro Cross. A apresentação da linha 2015 da VW foi bastante didática ao apresentar o motor desmontado e os componentes num balcão para os jornalistas montarem, como um Lego de verdade. Colocando a mão na massa, você entende mais fácil as tecnologias e benefícios do novo 1.6 MSI.
Da mesma família do motor 1.0 12V três cilindros do up!, o inédito 1.6 16V começa a se diferenciar do 1.6 VHT (que permanece nos demais Gol, Saveiro e no Voyage) já pelo bloco. Feito de alumínio, ele pesa 15 kg a menos que um similar de ferro fundido. A redução de peso também chegou às bielas, 26% mais leves, e no virabrequim, que apresenta menor quantidade de contrapesos e teve o diâmetro dos mancais principais reduzidos. Além de aliviar peso, outra prioridade do projeto foi reduzir o atrito. Para tanto, foram adotadas medidas como balancins roletados no acionamento das válvulas e o duplo circuito de arrefecimento, que permite ao motor trabalhar com diferentes temperaturas para o bloco e o cabeçote. Assim, é possível atuar com uma temperatura mais elevada no bloco, medida que deixa o óleo mais fluido e reduz o atrito entre as peças. E o óleo agora também conta com um radiador específico.
Na hora de montar o cabeçote, um trabalho a menos: neste motor o coletor de escape já vem integrado à peça, o que permite atingir a temperatura ideal do propulsor mais rapidamente, diminuindo a fase fria - justamente um período crítico para os níveis de emissões. As quatro válvulas de cada cilindro dividem espaço com a vela de ignição colocada em posição central (entre as válvulas de admissão e as de escape), o que melhora a queima da mistura ar-combustível. E cada cilindro traz uma bobina própria, eliminando os cabos de velas e consequentes perdas elétricas. Para completar, o comando das válvulas de admissão é variável no tempo de abertura, enquanto o tanquinho de partida a frio foi substituído pelo sistema E-flex de aquecimento do etanol.
O resultado, ainda na parte teórica da coisa, não chega a chamar a atenção: trabalhando com uma taxa de compressão de 11,5:1, o 1.6 MSI gera 110/120 cv de potência e torque de 15,8/16,8 kgfm - números que se destacam diante dos 104 cv e 15,6 kgfm do 1.6 8V, mas soam discretos se comparados aos 128 cv do Hyundai HB20 e aos 130 cv do Ford New Fiesta com a mesma litragem. Restava, então, a gente ligar o Gol Rallye e acelerá-lo.
Logo nos primeiros quilômetros já é notável a diferença. O motor 16V ganha de longe na suavidade de funcionamento e sobe de rotação com muito mais vontade - o 8V se torna áspero e ruidoso a partir de 3.500 rpm -, além de emitir um ronquinho instigante. Quem gostava do 8V pela atuação esperta em baixos giros, que sempre foi destaque do Gol 1.6, não precisa ter preconceito com o novo 16V: a VW garante que 85% dos 16,8 kgfm de torque são entregues a 2 mil giros e, além disso, a relação de diferencial foi encurtada para manter o motor "aceso". Na prática, o Gol está mais gostoso de dirigir: se mostra tão (ou mais) ágil no trânsito e ganhou fôlego extra quando exigido, sem falar no menor nível de ruído.
Prova do bom fôlego é que, nas nossas medições, o Rallye 16V obteve ampla vantagem sobre o 8V. A aceleração de 0 a 100 km/h baixou de 11 segundos altos para 10 s baixos - exatos 10,3 s, a mesma marca do rival HB20. Na comparação com o Hyundai, as acelerações (60, 80 e 100 km/h) foram rigorosamente iguais, mas o Gol se deu melhor na retomada de 40 a 100 km/h (que mede a esperteza em ultrapassagens), fazendo a prova em 10,1 s contra 10,6 s do oponente. Junte o melhor desempenho ao elogiado acerto dinâmico do Gol (câmbio, direção e suspensão formam um trio afiado) e ficamos na dúvida sobre a escolha da VW pela versão Rallye para estrear o novo motor. Se era para priorizar uma só versão, melhor seria reviver o antigo GT para marcar o retorno do tempero esportivo ao Gol.
Exagero? Bem, não dá para chamar o Gol 1.6 16V de esportivo nato, mas sua tocada é mais rápida e divertida que a do próprio HB20 ou que a do Palio Sporting, por exemplo. Mesmo com a altura elevada em 28 mm nesta versão Rallye, o hatch é muito obediente às ordens do motorista, tem uma direção bem calibrada, faz curva como poucos na categoria e ainda ignora nosso asfalto judiado. O câmbio mantém os engates macios e curtinhos característicos da caixa MQ 200, e os freios respondem a contento, fechando o pacote dirigibilidade com nota alta.
Outra melhora se deu no consumo, embora isso não tenha sido prioridade por parte da VW. Na cidade registramos 8 km/l e, na estrada, 10,5 km/l - sempre abastecido com etanol. E poderia até ser melhor caso o motor girasse um pouco mais baixo em velocidades de estrada. A 120 km/h em quinta marcha, são cerca de 3.500 rpm, por conta da relação de diferencial mais curta. Ao menos o baixo nível de ruído e, principalmente, vibrações deixou o Gol mais confortável em viagens.
A grande questão é que, limitada à versão topo de linha Rallye, a oferta do novo motor será um tanto tímida no começo. A VW ainda não divulgou os preços oficiais, mas espere que este modelo avaliado fique na faixa dos R$ 50 mil. Neste valor, fica difícil não olhar para hatches mais refinados, como New Fiesta, C3, 208 ou mesmo o Punto e levar um Gol, por melhor que ele seja. Eu pude montar o novo motor, mas não escolher onde ele será usado. Se dependesse de mim, a Volks já adotaria o 1.6 MSI em toda a linha que usa o 1.6 VHT.
Por Daniel Messeder
Fotos DivulgaçãoFicha técnica – Volkswagen Gol Rallye 1.6 16VMotor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm³, duplo comando variável na admissão, flex; Potência: 110/120 cv a 5.750 rpm; Torque: 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga leve, aro 16" com pneus 195/50 R16; Peso: 1.043 kg; Capacidades: porta-malas 285 litros, tanque 55 litros; Dimensões: comprimento 3.924 mm, largura 1.659 mm, altura 1.491 mm, entre-eixos 2.467 mm
Medições CARPLACE (testes realizados com etanol)
Aceleração
0 a 60 km/h: 4,5 s
0 a 80 km/h: 6,8 s
0 a 100 km/h: 10,3 s
Retomada
40 a 100 km/h em 3a marcha: 10,1 s
80 a 120 km/h em 4a marcha: 10,7 s
Frenagem
100 km/h a 0: 43,9 m
80 km/h a 0: 27,5 m
60 km/h a 0: 15,5 m
Consumo
Ciclo cidade: 8,0 km/l
Ciclo estrada: 10,5 km/l
Números do fabricante
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,5 s
Consumo cidade: -
Consumo estrada: -
Velocidade máxima: 190 km/h
Galeria: Teste CARPLACE: agora com novo motor 1.6 16V, Gol anda junto do HB20