Teste CARPLACE: Ka, up! ou March, qual o 1.0 nacional mais rápido?

Bastou o novo Ka chegar com o inédito motor 1.0 3C de 85 cv para que a discussão sobre desempenho dos "um ponto zero" voltasse ao tema das conversas automotivas. O Ford de nova geração traz o propulsor "mil" mais potente do país, e também o único com comando variável tanto nas válvulas de admissão quanto nas de escape. Mas será ele o 1.0 mais rápido do mercado? Bem, o Hyundai HB20 não foi páreo para o Ka, como vimos no comparativo da semana passada. Restava agora compará-lo ao VW up!, também de três cilindros e 12V, e ao renovado Nissan March, com motor de quatro cilindros e 16V. Levamos os três para nossas medições abastecidos com etanol, para o melhor rendimento possível. E o resultado você confere a seguir! Nissan March A carinha mais invocada do March nacional não deixa dúvidas sobre a evolução do hatch em relação à versão mexicana que ainda é vendida como modelo de entrada. Além do novo visual frontal, o único 1.0 de origem japonesa do nosso mercado ganhou melhor acabamento, direção elétrica recalibrada e, na versão SV avaliada, também um bom sistema de som com Bluetooth e comandos no volante.
Teste CARPLACE: Ka, up! ou March, qual o 1.0 nacional mais rápido?
Para dirigir, no entanto, as novidades são poucas. Afora a direção que ficou mais firme e precisa em velocidade, a sensação de acelerar o hatch é a mesma de antes. O motor 1.0 16V de origem Renault, por si só, não garante números favoráveis diante da concorrência dos novos tricilíndricos: são 74 cv de potência e 10,0 kgfm de torque, ou 11 cv e 0,7 kgfm a menos que o motor do Ka. Curiosamente, a Nissan divulga os mesmos valores de torque e potência com etanol ou gasolina. E o propulsor do March ainda é o único do trio a trazer o tanquinho de partida a frio.
Teste CARPLACE: Ka, up! ou March, qual o 1.0 nacional mais rápido?
Com apenas 74 cv, o March faz milagres. A não ser por uma leve hesitação em baixos giros, o hatch é tão esperto nas saídas e retomadas que nem parece 1.0. Nos testes, chegou aos 100 km/h em 14,5 s e retomou de 40 a 100 km em 14,1 s. O segredo está no baixo peso, de 970 kg nesta versão SV, e também na relação bem curta das duas primeiras marchas e do diferencial. Assim, o motor trabalha quase sempre em giros mais altos, onde entrega sua melhor performance. Na estrada a 120 km/h, o conta-giros aponta 3.900 rpm em quinta marcha - uma rotação normal em se tratando de um "mil".
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Leve e ágil, o March é também bastante comunicativo - para o bem e para o mau. Os pedais são sensíveis, a direção é macia (além de o raio de giro ser campeão!), o câmbio tem engates secos e a suspensão durinha segura bem a carroceria nas curvas. Em compensação, a transmissão é barulhenta (faz aquele "clac" nos encaixes), o ruído do motor invade a cabine sem cerimônia e os amortecedores batem seco nos buracos. Para quem gosta de dirigir, é um carro sem "filtros". Mas quem deseja conforto encontra opções melhores.
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A melhor notícia, no entanto, é o preço: o March 1.0 custa a partir de R$ 32.990 e chega até R$ 36.990 nesta versão SV testada, sempre com direção elétrica e ar-condicionado. Se considerarmos os R$ 39.990 do Ka SEL, porém, dá pra levar o March SV com motor 1.6 16V - este sim valente de verdade com seus 111 cv! VW up! O pequeno up! entra forte nesta disputa: ele traz um novíssimo motor 1.0 12V de três cilindros, como o Ka, e é ainda mais leve que o March, pesando 910 kg em sua versão básica. Como passamos um mês com o up! em nosso "Garagem CARPLACE", tivemos a oportunidade de testar duas versões: a take up! de entrada, com rodas aro 14" e nada de equipamentos (direção mecânica, vidros por manivela, ventilador...) e a top high up!, com rodas de liga aro 15", direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, ar-condicionado e sistema de entretenimento com GPS e conexão Bluetooth para celular. Os preços vão de R$ 27.190 (versão take duas portas) a R$ 40.630 (white up! sem opcionais).
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A diferença de pneus (175/70 R13 contra 185/60 R15), além do peso extra do high up!, contou pontos na pista de testes: o up! "pelado" foi o primeiro 1.0 testado por nós a baixar da casa dos 14 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, registrando 13,9 s. E também mostrou agilidade de sobra na retomada de 40 a 100 km/h, com 13,1 s. Já o high up! anda bem, mas nem tanto: 14,8 s e 14,7 s, respectivamente, nas mesmas provas. Em ambos os casos, o hatch chega a ser divertido de dirigir. O motor tricilíndrico de 75/82 cv e 9,7/10,2 kgfm tem um roquinho esportivo e responde com vontade acima das 3 mil rpm. Na estrada, os 120 km/h em quinta marcha são alcançados com elevadas 4.000 rpm, mas com baixíssimo nível de ruídos e vibrações.
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O refinamento mecânico do up! contempla também o câmbio MQ200 (de engates curtos e precisos), a leve direção elétrica e a carroceria bastante rígida que contribui para a dirigibilidade. A suspensão segue o padrão VW, um pouco mais firme, porém, nada que chegue a comprometer o conforto - é melhor de buraco que o March, por exemplo. A construção caprichada também é destaque, mas não impede que a cabine tenha visual simples: o quadro de instrumentos traz somente o básico na versão de entrada, enquanto a falta de acabamento nas portas (com metal à mostra) não agrada a todos.
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O maior problema do up!, no entanto, parece ser o tamanho diminuto por fora. Embora tenha espaço interno aceitável e um porta-malas de 285 litros, o novo VW tem encontrado resistência do consumidor por ser um sub-compacto - o mesmo que já aconteceu com o Ford Ka no passado. Uma pena, pois além da segurança cinco estrelas em testes de impacto, o up! é um dos 1.0 mais agradáveis de dirigir do mercado e ainda é nosso atual campeão de consumo, com médias de 10 km/l na estrada e 14 km/l na estrada, usando etanol. Ford Ka Já escrevi isso algumas vezes, mas volto a repetir: de Ka esse novo hatch da Ford não tem nada além do nome. Considere-o como o verdadeiro substituto do Fiesta Rocam e você entenderá a estratégia da Ford. Comparando as proporções, observando o teto elevado e o espaço interno, vemos que o Ka de nova geração tem muito mais a ver com o velho Fiesta do que seu próprio sucessor natural, o New Fiesta, que trilhou um caminho mais voltado ao design e à esportividade.
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Dito isso, temos um Ka com porte superior ao do March e, principalmente, ao do up!. É do Ford as maiores dimensões externas e o espaço interno mais amplo, especialmente no banco traseiro (embora o porta-malas de 257 litros seja modesto). Acabou também que o Ford ficou mais pesado, sendo o único do trio a superar uma tonelada. Nesta versão topo de linha SEL, que inclui direção elétrica, ar-condicionado, sistema Sync com comandos no volante e controle de estabilidade com assistente de partida em rampa, o Ka acusa 1.026 kg na balança.
Teste CARPLACE: Ka, up! ou March, qual o 1.0 nacional mais rápido?
Ainda assim, a Ford optou por uma relação de transmissão mais longa para o Ka, especialmente a da quinta marcha. Tudo isso por conta do novo motor 1.0 tricilíndrico da marca, que realmente surpreendeu em nossos testes. O propulsor concilia a maior potência do trio, 80/85 cv, com também o maior torque, de 10,2/10,7 kgfm. Único com comando variável também no escape (o up! tem apenas na admissão), mostra boa disposição logo em baixos giros e funcionamento quase isento de vibrações, graças a um trabalho no peso do volante do motor. Lembra bastante o propulsor do up! pelo ronquinho do motor "meio V6", se juntando ao VW como um dos 1.0 mais prazerosos de acelerar do mercado nacional.
Teste CARPLACE: Ka, up! ou March, qual o 1.0 nacional mais rápido?
Testado na versão SEL, com rodas aro 15" e largos pneus 195/55, o Ka cravou 13,7 segundos para chegar aos 100 km/h, além de retomar a velocidade de 40 a 100 km/h em 13,4 s. Na comparação com o high up!, também com aros 15", o Ford levou a melhor nas duas medições. Já se confrontado ao take up! básico, mais leve e com aros 14, os resultados se embolam. O carro da Volks marcou 13,9 s até os 100 km/h e 13,1 s na retomada. Resta agora testarmos o Ka na versão SE, que traz menos equipamentos e rodas aro 14". Como bem mostrou o up!, o peso extra dos equipamentos e as rodas maiores influenciam significativamente no desempenho.
Teste CARPLACE: Ka, up! ou March, qual o 1.0 nacional mais rápido?
Bem disposto quando acelerado a fundo, o Ka não tem o mesmo pique nos aclives da estrada. Isso porque a quinta marcha alongada deixou o giro em confortáveis 3.700 rpm a 120 km/h. Embora seja uma boa medida para o consumo, a rotação fica um pouco longe do torque máximo (4.500 rpm), pedindo reduções nas subidas. Nesse aspecto o up! se mostra mais esperto, uma vez que seus 10,4 kgfm de torque surgem logo a 3.000 giros e o VW tem a relação de quinta marcha mais curta. Já quanto à dirigibilidade, o Ka se destaca pelo conjunto: tem a direção mais rápida e comunicativa, os freios mais fortes e ainda a suspensão mais bem calibrada, com a melhor relação entre conforto e estabilidade do trio aqui reunido.
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Para finalizar, vamos ao consumo. E aqui o Ka ficou no meio termo, bebendo menos que o March e mais que o up! quando abastecido com etanol: 9,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Numa próxima ocasião, vamos medir o consumo do modelo também com gasolina. Tabelado entre R$ 35.390 e R$ 39.990 (versões 1.0), o novo Ford tem chegada às lojas prevista para a segunda quinzena de setembro. E já estreia com o título de 1.0 mais rápido do Brasil. Por Daniel Messeder Fotos Divulgação e Rafael Munhoz (up!)
Teste CARPLACE: Ka, up! ou March, qual o 1.0 nacional mais rápido?
Nissan March SV 1.0 Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 998 cm3, 16 válvulas, comando simples, flex; Potência: 74 cv a 5.850 rpm; Torque: 10,0 kgfm a 4.350 rpm; Transmissão: manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 15, com pneus 185/60 R15; Peso: 970 kg; Capacidades: porta-malas 265 litros, tanque 41 litros; Dimensões: comprimento 3.827 mm, largura 1.675 mm, altura 1.528 mm, entre-eixos 2.450 mm. VW high up! Motor: dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, comando variável na admissão, 999 cm3, flex; Potência: 75/82 cv a 6.250 rpm; Torque: 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: aro 15 com pneus 185/60; Peso: 958 kg; Capacidades: porta-malas 285 litros, tanque 50 litros; Dimensões: comprimento 3.605 mm, largura 1.645 mm, altura 1.500 mm, entreeixos 2.421 mm; Ford Ka SEL 1.0 Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 997 cm3, comando duplo variável na admissão e escape, flex; Potência: 80/85 cv a 6.300 rpm; Torque: 10,2/10,7 kgfm a 3.500/4.500 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15;Peso: 1.026 kg; Capacidades: porta-malas 257 litros, tanque 51,6 litros; Dimensões: comprimento 3.886 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entreeixos 2.491 mm
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Foto de: Daniel Messeder