Apresentação: novo Toyota Corolla 2015 quer voltar a liderar
Voltar à liderança do segmento de sedãs médios: esta é a missão do novo Corolla 2015, que a Toyota está apresentando nesta semana (dias 11 e 12) em Campinas (SP). Com profundas mudanças em relação ao modelo anterior, o sedã está maior, significativamente mais espaçoso, mais silencioso, seguro e, nas versões automáticas, traz uma nova transmissão automática do tipo CVT que simula sete marchas mesmo no modo Drive. CARPLACE está presente no evento e traz agora as primeiras informações.
O Corolla está 8 cm mais comprido e ligeiramente mais largo, o que pode ser observado de cara pela maior "presença" do sedã. O design também está menos careta desta vez, principalmente na dianteira com os faróis espichados que se integram de forma interessante à grade cromada. Na lateral observamos alguma semelhança com o Citroën C4 Lounge, enquanto a traseira é claramente de um modelo oriental - comparada por alguns colegas com modelos da Hyundai. As rodas são sempre de 16 polegadas, mudando apenas o desenho de acordo com a versão. Uma pena, pois achamos que o porte do novo Corolla merecia aros 17" ao menos na versão de topo Altis.
>
A Toyota revela que carroceria está mais rígida em comparação com a geração anterior, devido à utilização de aços de alta resistência à tensão e reforços estruturais. Já a relação de direção ficou 8% mais direta, bem como o posicionamento do volante, reduzido em dois graus – para um ângulo que privilegia esportividade e conforto. A calibragem da suspensão (MacPherson no eixo dianteiro e com eixo de torção no eixo traseiro) foi totalmente realizada pela engenharia brasileira.

Em termos dimensionais, a principal mudança ocorreu no entre-eixos, agora de 2,7 m - 10 centímetros a mais do que a geração anterior. Também foram adotados bancos dianteiros mais finos para ampliar o espaço traseiro. Assim, são 7,5 centímetros adicionais entre a base do banco traseiro e o encosto do banco dianteiro. O espaço para os joelhos de quem viaja atrás é de 70,6 centímetros, ou 8,5 cm extras em relação ao Corolla anterior. Outra novidade é o assoalho traseiro totalmente plano, faltando apenas as saídas de ar dedicadas atrás. Confira as principais dimensões:
- 4,62 metros de comprimento
- 1,775 metro de largura
- 1,475 metro de altura
O acabamento interno também apresenta evolução, com a parte superior do painel emborrachada e componentes de toque agradável no geral. Interessante o aplique imitando fibra de carbono na versão XEi, de bom gosto, e a forração de couro bege na Altis. A lamentar, apenas, a manutenção do velho reloginho digital, bem como das tirinhas de metal retorcido para abrir o porta-malas e a tampa do tanque de combustível.

O painel tem desenho bastante horizontal, em oposição ao estilo cockpit adotado por alguns rivais. Boa novidade é a iluminação azulada dos instrumentos (bem mais refinada que a toda colorida da geração anterior), assim como a estreia de uma central multimídia bastante completa, nas versões XEi e Altis: com tela de 6,1", o sistema conta rádio/CD player, navegador por GPS, câmera de ré, conexões USB para iPod, Bluetooth e ainda DVD player e TV Digital.

Em termos de itens de segurança, agora são cinco airbags desde a versão de entrada: frontais, laterais e para o joelho do motorista. A versão Altis adiciona os airbags de cortina, mas mesmo nela não está disponível o controle de estabilidade ESP - oferecido nos principais rivais.

Os motores são os conhecidos 1.8 16V (139/144 cv a 6.000 rpm e torque de 17,7/18,4 kgfm a 4.200 rpm) para a versão XLi e 2.0 16V (143/154 cv a 5.600 rpm e 19,4/20,3 kgfm a 4.800 giros) nas demais configurações. Novidade é o sistema de partida a frio com aquecimento do etanol, desenvolvido em parceria com a Delphi, que elimina o tanquinho auxiliar de gasolina. Segundo a Toyota, o Corolla 2.0 está 15% mais rápido no teste de aceleração de 0 a 100 km/h e 27% mais ágil no teste de retomada de 80 km/h a 100 km/h.

De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO, o Corolla chega com nota A de consumo, trazendo as seguintes médias:
2.0 Multi-Drive cidade/estrada: 10,6/12,6 km/l (7,2/8,7 km/l com etanol)
1.8 Multi-Drive cidade/estrada: 11,4/13,2 km/l (7,8/9,2 km/l com etanol)
1.8 MT cidade/estrada: 10,7/13,2 km/l (7,4/9,1 km/l com etanol)
Não perca ainda nesta semana o teste completo do novo Corolla XEi 2.0 aqui no CARPLACE!
Texto e fotos: Daniel Messeder, de Campinas (SP)
Tabela de preços do novo Corolla 2015:
Corolla 1.8L GLi Manual – R$ 66.570,00
Corolla 1.8L GLi Multi-Drive (automático) – R$ 69.990
Corolla 2.0L XEi Multi-Drive S (automático) – R$ 79.990
Corolla 2.0L Altis Multi Drive S (automático) – R$ 92.990
Conteúdos:
GLi – AT (7 marchas) – MT (6 marchas)
Motor 1.8 16V VVT-I – Flex – 144 cv
5 airbags: frontais, laterais e joelho (motorista)
Direção elétrica
Freios a disco com ABS e EBD nas 4 rodas
Volante com comandos de som
Conexão Bluetooth
Entradas USB e Aux-in
Bancos em tecido cinza
Setas nos retrovisores externos
Chave canivete com comandos integrados
XEi – AT (7 marchas)
Motor 2.0 16V Dual VVT-I – Flex – 153 cv
Paddle shift
5 airbags: frontais, laterais e joelho (motorista)
Direção elétrica
Freios a disco com ABS e EBD nas 4 rodas
Volante com comandos de som
Conexão Bluetooth
Entradas USB e Aux-in
CD MP3 c/ tela de 6,1″
TV Digital
Leitor de DVD
Câmera de ré
Bancos padrão couro cinza
Controle de velocidade de cruzeiro
Faróis de neblina
Lanternas traseira em LED
Retrovisor interno eletrocrômico
Setas nos retrovisores externos
Chave canivete com comandos integrados
Altis – AT (7 marchas)
Motor 2.0 16V Dual VVT-I – Flex – 153 cv
Paddle shift
7 airbags: frontais, laterais e joelho (motorista)
Direção elétrica
Freios a disco com ABS e EBD nas 4 rodas
Volante com comandos de som
Conexão Bluetooth
Entradas USB e Aux-in
CD MP3 c/ tela de 6,1″
TV Digital
Leitor de DVD
Câmera de ré
Bancos padrão couro bege
banco do motorista com ajustes elétricos
Controle de velocidade de cruzeiro
Faróis de neblina
Lanternas traseira em LED
Lanternas dianteiras em LED
Faróis baixos em LED
Setas nos retrovisores externos
Recolhimento elétrico dos retrovisores externos
Acendimento automático dos faróis
Chave canivete com comandos integrados
Fotos: novo Toyota Corolla 2015




