Shell lança lubrificante inovador feito a partir de gás natural
Lubrificante - Shell Helix Ultra A Shell lança no Brasil uma nova geração de lubrificantes para motores, com uma curiosidade: é feito a partir de gás natural. O Shell Helix Ultra tem como principal diferencial a tecnologia PurePlus que utiliza o revolucionário processo gás-para-líquido (GTL), que produz um lubrificante sintético puro. Segundo a empresa, a nova tecnologia converte gás natural em óleo básico cristalino, sem nenhuma das impurezas encontradas no óleo bruto do petróleo, utilizado para a fabricação de lubrificantes sintéticos comuns. Através da engenharia química, a Shell desenvolve moléculas presentes no lubrificante de motor com longas cadeias moleculares de carbono. O resultado é um óleo básico (utilizado entre 75% a 90% do lubrificante) muito mais estável e com melhor fluidez a baixas temperaturas (-25 até -40ºC) e, por isso, começa a lubrificar o motor desde o momento da partida a frio. Viscosidade entre óleo mineral e sintético a -36°C Além do processo inovador, o novo lubrificante possui em sua composição elementos que a Shell batiza de "Tecnologia de Limpeza Ativa", o que reflete em níveis superiores de proteções contra a formação de depósitos no motor, borra, desgaste e corrosão.
Shell lança lubrificante inovador feito a partir de gás natural
"Tendo como ponto de partida o gás natural, os cientistas da Shell são capazes de desenvolver moléculas para criar um óleo básico com propriedades e características específicas. Quando este óleo é então combinado com o pacote de aditivos cuidadosamente elaborado, possibilita a criação de lubrificantes superiores, que oferecem maior nível de limpeza e proteção, o que não é possível com outros óleos básicos inferiores", resume Robert Sutherland, Gerente Técnico Global da marca Shell Helix. Além da promessa de um motor mais limpo, a fabricante também cita que o Shell Helix Ultra pode contribuir com uma melhoria de até 3% na economia de combustível, a fazer troca do óleo do motor de acordo com o manual do proprietário do veículo.

Vídeo

Confira o vídeo da Shell que mostra um pouco da tecnologia do novo lubrificante e como impacta dentro do motor. https://www.youtube.com/watch?v=rGn-w3h5_hw Os executivos da Shell não quiserem se posicionar quanto ao limite de quilometragem que o novo lubrificante proporciona, se limitando apenas a dizer que atende às especificações das montadoras e que cada proprietário deve observar as recomendações específicas para seu veículo. O Shell Helix Ultra atende às seguintes especificações: API SN/CF ACEA A3/B3, A3/B4 - BMW: LLL-01. Aprovação MB:229.5,VW: 502.00/505.00, Porshe: A40, Renault: RN0700/0710, PSA: B71 2296, Ferrari, Chrysler MS-10725, Fiat: 9.55535.Z2 (Atende aos requisitos).

Galeria: Shell lança lubrificante inovador feito a partir de gás natural

Envie seu flagra! flagra@motor1.com