Flagra! Novo Sentra mantém motor e chega no segundo semestre

A nova geração do Sentra já roda há algum tempo pelo Brasil em testes, sem fazer questão de se esconder debaixo de disfarces pesados. Gente ligada à Nissan, porém, afirmava que o modelo atual ainda tinha certo tempo de vida por aqui, apesar de não parecer viável manter a versão antiga em produção no México apenas para atender ao mercado brasileiro. De fato, a chegada do carro não ocorreu tão depressa como podia se esperar após o lançamento em seu país de origem. Mas agora vai: ele desembarca nas lojas nacionais no segundo semestre, e manterá o motor 2.0 flex do sedã atual. Enquanto a reportagem de CARPLACE apurava essas informações, recebemos do leitor Felipe Gueratto os flagras do novo Sentra rodando em São Paulo. O modelo, que aparenta ser da versão topo de linha (com rodas aro 17 polegadas e diversos cromados no acabamento externo), tinha apenas os logotipos cobertos por fita adesiva, permitindo sua fácil identificação. O sedã ganhou desenho menos careta e linhas mais suaves e aerodinâmicas, claramente inspiradas no irmão maior Altima, que também chega ao Brasil em breve. Além disso, o Sentra cresceu: mede 4,62 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, contra 4,57 m e 2,68 m do carro atual, respectivamente.
Flagra! Novo Sentra mantém motor e chega no segundo semestre
Preocupada com o consumo, a Nissan promoveu um downsizing de motorização no México, equipando o novo sedã com um bloco 1.8 16V de 130 cavalos e 17,6 kgfm de torque. As primeiras avaliações da imprensa estrangeira apontaram queda de rendimento, apesar da melhora no gasto de combustível. No Brasil, porém, apuramos que o motor 2.0 16V flex atual será mantido por diversos fatores. Além de já ser adaptado ao uso do etanol, o propulsor tem manutenção conhecida pela rede de assistência e ainda é compartilhado com o primo Renault Fluence - o que gera economia de escala. Isso sem falar na preferência do consumidor brasileiro pelo motor 2.0 em sedãs médios, fato que levou os líderes Corolla e Civic a adotarem um motor desta cilindrada.
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Teremos então o novo Sentra com o mesmo powertrain que conhecemos hoje: motor 2.0 16V de 143 cv e 20,3 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas ou automático variável CVT Xtronic. Além da carroceria maior e da cabine mais espaçosa, o sedã terá novidades em termos de equipamentos. Pelo menos no México o carro ganhou acabamento mais sofisticado e itens como ar digital de duas zonas, controle de tração e uma central multimídia com câmera de ré e navegador por GPS. O preço ainda é uma incógnita, mas, como costuma ser de praxe nos carros da Nissan, a boa relação custo-benefício deverá ser uma das armas do Sentra.

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Foto de: Daniel Messeder