Segredo! Novo Santana chega em setembro com motor 1.6 16V flex de 120 cv

Segredo! Novo Santana chega em setembro com motor 1.6 16V flex de 120 cv
Nem up!, nem Golf VII. O carro que deve iniciar o processo de renovação da linha Volkswagen no Brasil é mesmo o Santana de nova geração. De acordo com uma fonte ligada à rede de concessionários da marca, o plano de lançamento do sedã já foi apresentado aos lojistas e a previsão de chegada às revendas é para setembro. "Vai substituir o Polo Sedan com a missão de enfrentar, principalmente, o Chevrolet Cobalt", revela o informante. Para tanto, o novo Santana chegará com porte bem superior ao do Polo, se aproximando do irmão maior Jetta não só em tamanho, mas também no visual. O modelo, já lançado na China, mede 4,47 metros de comprimento e tem 2,60 m de distância entre-eixos. Como no Cobalt, uma das atrações do Santana será o espaço interno, sobretudo no banco traseiro. Já o porta-malas comporta 480 litros.
Segredo! Novo Santana chega em setembro com motor 1.6 16V flex de 120 cv
Além de ser um carro totalmente novo para o mercado brasileiro (o modelo chinês compartilha a plataforma com o atual Polo europeu, uma geração à frente do nosso), o Santana vai estrear, também, uma linha de motores inédita por aqui: trata-se da família EA-211, que no Brasil contará com o bloco 1.6 16V, uma evolução do 1.6 8V usado em boa parte da gama VW nacional - e deve ceder lugar à nova linha com o tempo. Ainda de acordo com nossa fonte, o EA-211 já vem na versão flex e, com etanol, rende 120 cavalos - curiosamente a mesma potência do atual 2.0 8V usado no Jetta, embora este tenha maior torque. As transmissões serão manual de cinco marchas e automática de seis velocidades.
Segredo! Novo Santana chega em setembro com motor 1.6 16V flex de 120 cv
Na China, o Santana é oferecido em três versões de acabamento (Trendline, Comfortline e Highline), numa receita que deve se repetir por aqui ao menos na nomenclatura - basta ver que a VW batizou as versões top de Gol/Voyage/Fox como Highline na linha 2014. Resta saber se a vasta lista de equipamentos de lá também vai chegar por aqui. Isso porque o pacote inclui ar-condicionado digital, seis airbags, controle de tração, bancos de couro e até teto-solar elétrico, além dos triviais rodas de liga, freios ABS e sensor de estacionamento.
Segredo! Novo Santana chega em setembro com motor 1.6 16V flex de 120 cv
Por fim, nossa fonte adiantou que o novo Santana terá, ainda, a responsabilidade de resgatar a boa fama que o velho Santana tinha entre os taxistas, uma vez que a marca pretende voltar a atuar mais forte nesse mercado. Os preços ainda são uma incógnita, mas a maior parte das apostas começa ao redor dos R$ 45 mil.

Segredo! Novo Santana chega em setembro com motor 1.6 16V flex de 120 cv

Foto de: Daniel Messeder