Mais uma vez, as marcas francesas levaram a melhor ao ganhar em seis das treze categorias que compõem o índice desenvolvido pelo CESVI BRASIL - Centro de Experimentação e Segurança Viária. O instituto especializado em estudos sobre reparação automotiva divulgou a lista com os vencedores do Prêmio CAR Group de 2013. Praticamente repetindo o resultado de 2012, a quinta edição do evento foi marcada pela força das montadoras francesas Citroën, Peugeot e Renault, que juntas, conquistaram o troféu nas categorias hatchs, sedans, minivans, SWs, picapes e utilitários.
Marcas francesas dominam o ranking dos campeões de 2013 do CAR Group
Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. O CESVI recebe o veículo até mesmo antes de seu lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs). Após cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.
Marcas francesas dominam o ranking dos campeões de 2013 do CAR Group
O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Estão excluídos veículos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2300 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente. Segundo o diretor executivo do CESVI, Almir Fernandes, “esta é a primeira edição do evento em que pudemos considerar a média mensal das notas no período de 12 meses. O que traz ainda mais fidelidade à premiação”. Confira a tabela com os vencedores:
Marcas francesas dominam o ranking dos campeões de 2013 do CAR Group

Galeria: Marcas francesas dominam o ranking dos campeões de 2013 do CAR Group

Foto de: Julio Cesar
Envie seu flagra! flagra@motor1.com