As sul-coreanas Hyundai e Kia confirmaram nesta quarta-feira (3) a realização de um mega recall envolvendo aproximadamente 1,8 milhão de veículos nos Estados Unidos. De acordo com órgãos de segurança norte-americanos, foram identificadas falhas nos dispositivos ligados à luz de freio e ao sistema de piloto automático. Há risco de acidentes. Ao todo, são cerca de 1,05 milhão de exemplares da Hyundai (o que inclui carros e utilitários) e 623,6 mil unidades da Kia. No caso da primeira, estão envolvidos os modelos Elantra, Accent, Tucson, Veracruz, Genesis Coupé, Sonata e Santa Fé; enquanto na segunda estão sendo convocados Sorento, Sedona, Rondo, Sportage, Soul e Optima. Todos foram produzidos entre 2007 e 2011.
Grupo Hyundai faz mega recall nos EUA; Elantra está envolvido
Em nota, o NHTSA, órgão que regula a segurança viária nos EUA, afirma que interruptores defeituosos podem fazer com que a lâmpada de freio não seja ligada quando o pedal for acionado ou impedir que o sistema de piloto automático seja desativado. O reparo consiste na troca do componente problemático. Elantra envolvido em outro recall Além do chamado acima, o sedã Elantra está envolvido em outro recall. De acordo com a Hyundai, cerca de 186,25 mil unidades do três volumes produzidas entre 2011 e 2013 podem apresentar defeito no acionamento do airbag lateral. Foi detectado que partes do acabamento da cabine podem se desprender durante o disparo da bolsa de ar,  atingindo os ocupantes.
Grupo Hyundai faz mega recall nos EUA; Elantra está envolvido
Em 2012, o NHTSA recebeu a denúncia de que o passageiro de um Elantra teve a orelha dilacerada em um acidente após ser atingido por uma peça plástica que se soltou do acabamento. A Hyundai afirma que o objetivo da convocação é aplicar faixas adesivas à cobertura interna do teto da cabine para evitar que o componente se desprenda durante o acionamento do airbag lateral. Procurada, a Hyundai Caoa, importadora do modelo, afirmou que ainda está averiguando se os carros vendidos no país passarão pelo procedimento.

Galeria: Grupo Hyundai faz mega recall nos EUA; Elantra está envolvido

Envie seu flagra! flagra@motor1.com