Lançado em 2005 com foco no mercado norte-americano, o SUV Tribeca, da Subaru, deixará de ser produzido em janeiro. De acordo com a marca, já está confirmada para esta data a desativação das linhas de montagem do modelo na fábrica de Lafayette, estado de Indiana, EUA. Enquadrado na categoria dos utilitários de grande porte, o jipão nunca alcançou o desempenho comercial esperado pela fabricante.
Fim de linha: Subaru encerrará produção do Tribeca em janeiro
Em 2008, por exemplo, o Tribeca alcançou números razoáveis chegando a emplacar mais de 11 mil exemplares em território norte-americano. A partir daí as vendas foram caindo vertiginosamente a cada ano, atingindo o patamar de apenas 2.791 unidades vendidas em 2011. Ao longo do ciclo de vida do modelo, cerca de 78 mil veículos foram fabricados.
Fim de linha: Subaru encerrará produção do Tribeca em janeiro
Considerado beberrão, o Tribeca tem parte de seu fracasso atribuído ao desenho confuso da primeira versão, lançada em 2005. Uma nova leitura foi apresentada em 2009 para tentar corrigir o erro, mas as vendas nunca chegaram, de fato, a incomodar os principais rivais. A Subaru já confirmou que um sucessor de igual porte está sendo desenvolvido, mas não disse quando a novidade chegará ao mercado.

Galeria: Fim de linha: Subaru encerrará produção do Tribeca em janeiro

Envie seu flagra! flagra@motor1.com