Volta Rápida: New Fiesta Sedan 2014 tem mais que o hatch, mas belisca os médios

Volta Rápida: New Fiesta Sedan 2014 tem mais que o hatch, mas belisca os médios
Quem esperava que o New Fiesta Sedan 2014 seguisse os passos do hatch se enganou - ao menos em parte. O modelo com traseira saliente adotou, sim, a dianteira com a grade "bocão" e recebeu o motor 1.6 com comando variável e o câmbio Powershift. Mas ele continua a ser importado do México e, ao contrário do hatch que "baixou a bola" ao ser fabricado no Brasil, o sedã não ganhou versão mais barata (o motor 1.5 não está disponível). O acabamento e o recheio, porém, são mais caprichados que no irmão nacional. O que é?
Volta Rápida: New Fiesta Sedan 2014 tem mais que o hatch, mas belisca os médios
A Ford diz que se trata de um "mini-Fusion", mas, na verdade, a versão atualizada do New Fiesta Sedan com a nova identidade da marca traz apenas algumas semelhanças com o sedã grande. A maior novidade, além da dianteira metida a "Aston Martin", é a traseira com as novas lanternas de desenho horizontal e o para-choque com mais detalhes "cosméticos".
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A frente é a mesma do hatch, com grade trapezoidal pronunciada, novo para-choque e faróis mais espichados com refletores laranjas nas extremidades - exigência do mercado norte-americano para onde o modelo também será exportado. Esta repaginada fez o Sedan perder os LEDs no para-choque dianteiro, oferecidos na versão top de linha anterior. Mesmo assim, ao vivo, o visual agrada bastante e cumpre o o papel de transmitir a sensação de modelo "premium".
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Por dentro, algumas novidades são herdadas do hatch, mas o refinamento é maior no sedan. Para começar, o painel é forrado com material emborrachado macio ao toque (no hatch é texturizado e rígido) e o desenho permanece o mesmo do anterior, com um porta-objeto para o passageiro, porta-luvas mais baixo e console central mais elaborado, com abamento em black piano em torno da alavanca do câmbio na versão Titanium. O quadro de instrumentos também é novo e agora traz o iluminação em tom azul, assim como o sistema Sync com funções e comandos de voz em português. O acabamento geral é bom, com arestas bem aparadas e encaixes bem feitos. O banco do motorista dispõe de regulagem de altura, enquanto o volante traz ajustes de altura e profundidade.
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Outro item de destaque é a chave MyKey. Com ela é possível limitar diversas configurações do carro, como velocidade máxima, volume máximo do som, avisos sonoros e impedir a desativação de sistemas de assistência ativa (como airbag do passageiro ou controle de estabilidade). É uma opção interessante para limitar o uso ao "liberar" o carro para um filho ou deixar na mão do manobrista.
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Como anda? O New Fiesta sempre ofereceu uma excelente ergonomia e dirigibilidade. Tudo isso está mantido, e melhorado, na linha 2014 do sedã. Para começar, sair de um aclive não é mais problema, pois o carro vem equipado de série com o assistente de partida em rampa. Outra novidade está debaixo do capô: o renovado motor 1.6 16V TiVCT, feito de alumínio e com duplo comando de válvulas variável, que desenvolve 130/125 cv com etanol e gasolina. Também vale destacar o sistema de partida a frio "Ford Easy-Start" que dispensa o "tanquinho" extra de gasolina e avisa no painel quando o carro está "pronto" para ser ligado em dias mais frios.
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A bordo da versão 1.6 Titanium com câmbio manual, rodamos cerca de 100 quilômetros mesclando cidade, rodovia e trechos de serra em Campos do Jordão, região serrana de São Paulo. O nível de ruído interno é baixo em rotações medianas, enquanto a direção com assistência elétrica agrada bastante em baixas velocidades, o que torna mais fácil fazer manobras. Com o aumento gradual de velocidade, o peso da direção aumenta e fica próximo ao de uma com assistência hidráulica.
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Entrando mais forte em curvas acentuadas, apesar de uma ligeira inclinação da carroceria, o New Fiesta Sedan transmite segurança, com a sensação de "carro na mão". O câmbio, também revisto, oferece bons engates e torna a condução bem ágil.
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Apesar da boa potência, foi necessário reduzir bem para enfrentar a serras com três pessoas a bordo - sinal de que o torque em baixa poderia ser melhor. Em diversas situações, foi necessário elevar o giro do motor para ganhar velocidade e acompanhar o fluxo da subida para Campos do Jordão. Durante a avaliação, o computador de bordo indicou média de consumo de 12 km/litro com gasolina, sendo 70% do trecho em rodovias. Falando em consumo, a Ford destaca que o New Fiesta Sedan é o único automático da categoria com o selo A de eficiência do INMETRO/CONPET. A versão PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. Na versão manual, o consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada. Quanto custa? A Ford alega que o New Fiesta Sedan é um carro premium, com uma proposta de público diferente do hatch. Pensando naquele camarada jovem ou naquela executiva bem sucedida que querem o status de um sedã, a marca espera vender um volume bem inferior ao do irmão sem porta-malas saliente, e conquistar pelo visual e conteúdo. Assim, oferece por R$ 49.990 a versão de entrada 1.6 SE com câmbio manual, enquanto a mesma opção com câmbio automatizado PowerShift sai por R$ 53.640. Nesta versão a lista de itens de série é boa, sendo formada pelos freios ABS, duplo airbag, ar-condicionado digital, sistema multimídia SYNC, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, direção elétrica, sistema AdvanceTrac com controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
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Beslicando o segmento acima, de carros médios, está a versão que a Ford considera que terá o maior volume de vendas: a 1.6 Titanium, em especial, a PowerShift, que custa R$ 58.990. Também há a Titanium com câmbio manual por R$ 55.340. A lista farta inclui sete airbags, bancos e volante em couro, rodas de liga leve aro 16", controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e espelho retrovisor interno eletrocrômico. No papel, hatch e sedan contam com os mesmos equipamentos, mas o três volumes está num patamar acima. Feito no México para atender também os Estados Unidos, o Sedan não sofreu a chamada "tropicalização" de acabamento. Assim, o preço mais alto é palpável (literalmente no painel) e até justificado pela tecnologia embarcada. Porém, ele beira perigosamente a casa dos R$ 60.000 (a Ford não divulgou, mas o valor da pintura metálica/perolizada o faz superar esta marca), ficando muito próximo dos carros médios, que oferecem mais espaço, motores maiores e, em alguns casos, níveis semelhantes de equipamentos. Para terminar, a Ford deixa de oferecer três itens que poderiam conquistar em definitivo o público que gosta de "imagem": os LEDs na dianteira, uma bela tela colorida de alta definição no painel e o teto-solar. Por Fábio Trindade, de Campos do Jordão Fotos Divulgação Ficha Técnica: Ford New Fiesta 1.6 Titanium 2014 Motor: 1.6 16V TiVCT Flex, quatro cilindros com duplo comando de válvula variável; transmissão: manual de cinco marchas e automatizada de dupla embreagem com seis velocidades; potência: 125,4 cv/129,8 cv a 6.500 rpm; torque: 15,38 kgfm a 4.250 rpm com gasolina e 16,02 kgfm a 5.000 rpm com etanol; tração: dianteira; tanque de combustível: 51,62 litros; peso em ordem de marcha: 1.199 kg; dimensões: comprimento: 4.406 mm, largura: 1.977 mm (com espelho), altura: 1.705 mm, entre-eixos: 2.489 mm; porta-malas: 465 litros; pneus: 195/50 R16; freios: discos na dianteira com ABS e tambor no traseiro.

Volta Rápida: New Fiesta Sedan 2014 tem mais que o hatch, mas belisca os médios

Foto de: Fábio Trindade