A VW lança nesta quarta-feira (26) o Fox Bluemotion com o novo motor 1.0 três cilindros que inaugura uma nova era para os propulsores compactos da marca no Brasil. E as primeiras informações oficiais sobre o pequeno bloco são promissoras. Para começar, o novo motor é 24 kg mais leve que o 1.0 TEC de quatro cilindros usado pelo Gol, graças ao cilindro a menos e ao bloco de alumínio. Além disso, traz cabeçote com quatro válvulas por cilindro (12V no total) e comando de válvulas variável na admissão. O coletor é integrado ao cabeçote e não há mais tanquinho para o sistema de partida a frio, substituído pela tecnologia E-flex de aquecimento do etanol. No fim, a potência chegou a bons 75/82 cv e 9,7/10,4 kgfm de torque entre 3.000 e 3.800 rpm - com gasolina e etanol, respectivamente.
Com bloco de alumínio e 12V, motor 1.0 três cilindros da VW chega com 82 cv e sem tanquinho
Afora o motor inédito, o novo Fox Bluemotion traz outras sacadas para maior economia de combustível, como grade fechada e aerofólio (para um CX de 0,33) e pneus 175/70 R14 de baixa resistência à rodagem (e pressão elevada, de 36 psi na dianteira e 34 psi na traseira). Para compensar a maior dureza dos pneus, a suspensão foi recalibrada.
Com bloco de alumínio e 12V, motor 1.0 três cilindros da VW chega com 82 cv e sem tanquinho
Por dentro, o hatch ganhou soleiras de metal e o painel, agora na cor cinza, vem com um indicador para troca de marchas e uma barrinha digital para consumo instantâneo. Pelas medições no padrão Inmetro, o novo Fox tem consumo de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol, passando para 12,7 km/l e 14,4 km/l, respectivamente, quando abastecido com gasolina. Fique ligado para mais informações e impressões ao dirigir em breve.
Com bloco de alumínio e 12V, motor 1.0 três cilindros da VW chega com 82 cv e sem tanquinho
Com reportagem de Rodrigo Lara, de Campinas (SP)

Galeria: Com bloco de alumínio e 12V, motor 1.0 três cilindros da VW chega com 82 cv e sem tanquinho

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