Cancelado: Audi desiste de produzir o elétrico R8 e-tron

O elétrico Audi R8 e-tron não será mais fabricado. O anuncio foi feito em um evento de tecnologia, onde a imprensa foi convidada pelo chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Audi, Wolfgang Durheimer, para dirigir um dos dez protótipos do e-tron. Nos planos da Audi, o R8 e-tron já iria custar um pouco mais caro que o atual R8 a gasolina top de linha. Entretanto, o custo da bateria Sanyo de 530 celulas se mostrou muito alto para tornar o carro viável.
Cancelado: Audi desiste de produzir o elétrico R8 e-tron
De qualquer forma, muitas lições foram aprendidas com o projeto R8 e-tron, incluindo a sua tecnologia de frenagem brake-by-wire, chassi de alumínio e sistema de vetorização e-torque, que podem aparecer no próximo R8. Enquanto abandonava o projeto R8 e-tron, a Audi continuou comprometida com uma série de carros movidos a energia alternativa. Durheimer acrescentou que a Audi estava trabalhando para atender a um conjunto de três pontos de demandas dos clientes desses modelos: "Em primeiro lugar você precisa ter mobilidade diária; depois você precisa ser capaz de terminar sua viagem, em qualquer situação, garantindo a confiabilidade; e a terceira é que o carro não deve ter problemas como capacidade de bagagem reduzido ou diminuição na quantidade de assentos."
Cancelado: Audi desiste de produzir o elétrico R8 e-tron
Agora, a Audi vai aplicar suas energias no 1.4 litro a gasolina do A3 Sportback e-tron, que chega no Reino Unido no início de 2014. Com potência combinada de 201 cv, o A3 Sportback e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e alcança velocidade máxima de 222 km/h. A autonomia no modo elétrico é de até 48 km.

Cancelado: Audi desiste de produzir o elétrico R8 e-tron

Foto de: Julio Cesar