Novo Focus estreia motor 2.0 flex com injeção direta - veja fotos e conteúdo
A Ford mostra o novo Focus Sedan ao público a partir desta quinta-feira (29) no Pavilhão da Bienal, no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Com a exposição “Focus pop-up gallery”, a marca do oval azul segue mais uma vez a política de apresentar o carro ao consumidor antes mesmo da imprensa – como já ocorreu com o EcoSport e o New Fiesta nacional. Como CARPLACE havia adiantado, a Ford vai priorizar novamente a versão sedã do Focus – tanto que o hatch nem aparece entre os 20 carros da mostra. Uma pena, visto que o modelo vai acabar sendo ofuscado pelo lançamento do novo VW Golf, rival fortíssimo que tem tudo para brigar pela liderança do segmento e começa a ser vendido em setembro.
Novo Focus estreia motor 2.0 flex com injeção direta - veja fotos e conteúdo
Uma das atrações do Focus de terceira geração é a nova versão do motor, o 2.0 Duratec Direct Flex, agora com injeção direta – a primeira do tipo num propulsor flex - e taxa de compressão elevada para 12:1. Entre outras tecnologias, como duplo comando variável de válvulas e a injeção direta de alta pressão que dispensa o tanquinho de partida a frio, o motor chegou a expressivos 178 cv de potência e torque de 22,5 kgfm com etanol e 175 cv e 21,5 kgfm com gasolina, sempre a 4.500 rpm. O novo motor será acompanhado do câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas, sem opção de transmissão manual.
Novo Focus estreia motor 2.0 flex com injeção direta - veja fotos e conteúdo
As unidades presentes no evento são todas da versão top de linha, a 2.0 Titanium. Chama a atenção o padrão de acabamento adotado. O painel é inteiro emborrachado, macio ao toque, com alguns pontos com acabamento em alumínio e outros em preto brilhante. O banco do motorista, nesta versão, possui ajuste elétrico enquanto a ignição do motor é feita através de botão. Também são novidades inéditas no segmento o sistema de monitoramento de pressão dos pneus e o sistema de auxílio ao estacionamento (Park Assist).
Novo Focus estreia motor 2.0 flex com injeção direta - veja fotos e conteúdo
Produzido na Argentina, o Focus chegará ao mercado em outubro nas versões 1.6 S de 130 cv (somente para o hatch), SE, SE Plus e Titanium. Considerado a “vitrine de tecnologia” da Ford, o modelo terá ainda equipamentos como a central multimídia My Ford Touch, câmera traseira, sensores de iluminação, de chuva e de estacionamento, ar digital de duas zonas, controle de estabilidade e até seis airbags, dependendo da versão.
Novo Focus estreia motor 2.0 flex com injeção direta - veja fotos e conteúdo
Serviço Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Parque do Ibirapuera, São Paulo, Entrada pelo Portão 3. Data: de 29 de Agosto a 1º de Setembro de 2013 Horário de funcionamento: 12h às 22h, na quinta-feira e sexta-feira 10h às 22h, no sábado 10h às 19h, no domingo Entrada: gratuita Fotos: Daniel Messeder

Clique aqui para ver a galeria em alta resolução

Galeria: Novo Focus estreia motor 2.0 flex com injeção direta - veja fotos e conteúdo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com