Teste: BMW 118i Sport 2013 - Equilíbrio perfeito
Teste: BMW 118i Sport 2013 - Equilíbrio perfeito
Tem dia que você acorda em marcha lenta. Anda mais devagar, não tem pressa e seu estado de espírito é o de um senhor de 80 anos. Para dias assim, o BMW 118i é uma boa opção. Por outro lado, existem dias em que você acorda acelerado, eletrizado, querendo arrepiar e pegar uma bela estrada. Para estes dias, o BMW 118i também é uma boa opção. Não entendeu como um carro de pegada esportiva pode atender aos dois tipos de personalidade? Então confira o nosso teste e descubra as múltiplas facetas desse hatch.
Tudo começou ao retirar o 118i da sede da BMW em São Paulo para nosso teste. O novo visual não perdeu o padrão BMW nem o jeitão do Série 1 anterior, mas o deixou com aspecto mais moderno. Os novos conjuntos ópticos e o desenho da parte dianteira ficaram mais agressivos. A traseira também recebeu mudanças, com destaque para o novo formato das lanternas.
Ligo o carro e tomo o rumo da redação. Neste momento, estou num estado de espírito "normal" e por isso deixo o estilo de condução nesta opção. Mas na cidade de São Paulo não é você quem manda no fluxo, e logo encontro o famoso trânsito da Marginal Pinheiros. Parei e tive a sensação de que o carro morreu. O trânsito andou e vi que estava equivocado. Parei novamente e, sim, o carro desligou. Eu tinha esquecido que o 118i é equipado com o sistema Stop-Start, que otimiza o consumo de combustível. Confesso que nestes primeiros instantes achei bem desagradável o fato de sentir o motor "morrendo". Bem, o motor liga de novo exatamente no tempo entre tirar o pé do freio e encostar no acelerador. Para quem não faz punta-taco, é imperceptível. Se a possibilidade de economizar combustível não for a sua praia, você pode desligar o recurso. Se quer economizar, coloque no modo "Eco-Pro" e siga viagem.
O conjunto mecânico do 118i é a última palavra da tecnologia em termos de desempenho e economia: motor 1.6 turbo com injeção direta e sistema eletrônico Valvetronic, que controla a abertura variável das válvulas. O propulsor, posicionado longitudinalmente, é associado à também moderna transmissão automática Steptronic de oito marchas. Sim, oito marchas! Esta transmissão também possibilita trocas manuais na própria alavanca. Para completar, o modelo dispõe de tração traseira. Aliás, é o único hatch do mundo com essa configuração.
São 170 cv de potência, número que pode até não encher os olhos dos mais adeptos à esportividade. Mas não reclame ainda, pois o torque de 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm garante respostas sempre espertas ao comando do acelerador.
Dias agitados, trânsito parado
Por sorte, nossa avaliação aconteceu num feriado prolongado. BMW 118i na garagem e feriado é a desculpa perfeita para uma viagem até Paraty (RJ). Eu estava num daqueles dias mais agitados. Uma leve esticada até 120 km/h deixa clara a disposição do motor, empurrando forte e rápido. Para fazer uma ultrapassagem é excelente, transmitindo muita segurança.
Mas a agitação logo para. Trânsito à frente, reflexo do famoso "excesso de veículos". O humor só não foi para o espaço porque estava num BMW e, assim, a inteligência dos sistemas me fez ver o lado positivo. Já que não vou conseguir andar mesmo, deixo o sistema start-stop acionado e mudo para o modo Eco-Pro. É justamente nesta situação que você se pergunta: caramba, tão simples, porque não existe isso em todos os carros? O trânsito começa a andar novamente, mas naquele "esquemão" comboio. Como a velocidade ficava entre os 60 km/h e 80 km/h, mantive o modo Eco e "aproveitei" para economizar combustível, apurando impressionantes 20 km/litro durante longo período. Esse negócio começava a me conquistar.
Ao entrar na Rodovia dos Tamoios, em especial nos trechos de serra, o comportamento dinâmico do Série 1 também me encanta. Tração traseira + peso distribuído em exatos 50% sobre cada eixo + controle de tração e estabilidade = carro grudado no chão. Fazer aquelas curvas fechadas, além de confortável, também foi divertido. Na sequência, a Rio-Santos oferece tráfego livre com generosas retas, contornadas por curvas interessantes. Nem é preciso dizer que o 118i deu risada delas. Viagem tranquila, destino alcançado.
Cidade histórica, Paraty possui ruas pavimentadas com grandes pedras, o que tornaria um inferno a vida de qualquer carro importado ajustado para a Europa. Pois o acerto da suspensão do BMW 118i parece perfeito para esse ambiente, filtrando de forma exemplar as imperfeições, oferecendo conforto aos ocupantes e, acima de tudo, segurando bem o carro nas curvas. Sinto como se a suspensão do Série 1 fosse feita para o Brasil, mesmo com as rodas aro 17 (pneus 205/50). Mais um ponto positivo do modelo.
A terceira "cara" do BMW 118i é a esportiva. Para deixá-lo arisco, basta acionar a tecla Sport, a qual ainda possui a função "plus" com desativação dos controles de tração e estabilidade. Nas saídas fortes, os pneus destracionam, mas a traseira não chega a "rabear" como nos BMWs mais potentes. Os 100 km/h surgem em apenas 7,3 s, uma marca ainda mais expressiva quando lembramos que os antigos 118i aspirados (com motor 2.0 de 136 cv) levavam mais de 10,0 s para cumprir a mesma prova. A tração traseira garante um tempero especial, mas você só vai conseguir saboreá-la de verdade se desativar a eletrônica - o que requer habilidade e local adequado. Com os controles ligados, o Série 1 tem comportamento mais neutro, com saídas de frente no limite, como os carros de tração dianteira - mais fáceis de ser corrigidas. Uma falta sentida para dirigir esportivamente é das borboletas na direção, ainda que a transmissão de oito marchas pareça "ler" sua mente ao escolher a marcha adequada para cada situação.
Conclusão
O modelo de entrada da marca no Brasil deixa bem claro seu posicionamento: oferece um conjunto mecânico excelente, visual moderno e status. Mas o nível de "mimos" a bordo é limitado. Os bancos, por exemplo, têm formato esportivo e são condizentes com a proposta do carro, com bons apoios laterais e até um prolongador do assento, mas seu revestimento é de tecido. Também há uma bela tela colorida no painel com comandos pelo console (que depois de se acostumar fica bem prático), porém, falta o GPS. Belo chaveiro e destravamento remoto dos portas, mas não possui "keyless entry". Sim, pode ser até besteira, mas estamos falando de um carro de mais de R$ 100 mil. Este foi o ponto de equilíbrio encontrado pela BMW para equacionar o peso dos impostos (super IPI) com um preço razoável pela "marca".
Ao entrar no 118i nota-se certa simplicidade, apesar do bom acabamento. O Série 1 básico vem com o ar-condicionado analógico, vidros e travas elétricas, direção com assistência elétrica progressiva, rádio/CD/MP3/Aux com tela de 5,5 polegadas e bancos com ajuste de altura. A versão Sport avaliada custa R$ 114.950, valor que nos deixa sentindo falta de itens como bancos de couro, GPS, teto solar e os faróis de xenônio com os "angel eyes" típicos da BMW. A versão 118i Full chega a salgados R$ 134.950 ao agregar ar condicionado automático, ajustes elétricos dos bancos e sensor de estacionamento.
Se faltam equipamentos, pesa a favor o excelente conjunto mecânico, a tecnologia embarcada, o prazer de condução refinado aliado ao conforto oferecido. O consumo também impressiona. Na cidade, é possível alcançar a marca de 11 km/litro facilmente, dependendo do pé do motorista. Na estrada, como citado, é possível chegar até a 20 km/litro com um modo de condução mais econômico. Andando normal, já passa dos 15 km/l sem dificuldade.
No fim, o que define o 118i Sport é mesmo sua múltipla personalidade. Quer acelerar forte? Quer andar normal? Quer economizar combustível? Com esse BMW você terá sempre estas opções ao entrar no carro pela manhã.
Por Fábio Trindade
Fotos Rafael Munhoz exclusivo para o CARPLACE – Portfólio Flickr
Agradecimento: Kartódromo Granja Viana
Ficha técnica – BMW 118i
Motor: dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598 cm3, turbo e intercooler, injeção direta, gasolina; Potência: 170 cv a 4.800 rpm; Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm - 4.500 rpm; Transmissão: câmbio automático de oito marchas, tração traseira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multibraços na traseira; Freios: discos nas quatro rodas, dianteiros ventilados, com ABS; Peso: 1.390 kg; Capacidades: porta-malas 360 litros, tanque 52 litros; Dimensões: comprimento 4.320 mm, largura 1.765 mm, altura 1.420 mm, entreeixos 2.690 mm
Medições CARPLACE – valores entre parênteses se referem ao teste com ar-condicionado ligado
Aceleração
0 a 60 km/h: 3,3 s (3,4 s)
0 a 80 km/h: 5,1 s (5,2 s)
0 a 100 km/h: 7,3 s (7,4 s)
Retomada
40 a 100 km/h em Drive: 6,6 s (6,9 s)
80 a 120 km/h em Drive: 5,5 s (5,9 s)
Frenagem
100 km/h a 0: 39,8 m
80 km/h a 0: 24,2 m
60 km/h a 0: 13,4 m
Consumo
Ciclo cidade: 11,0 km/l
Ciclo estrada: 15,5 km/l
Números do fabricante
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,5 s
Consumo cidade: N/D
Consumo estrada: N/D
Velocidade máxima: 222 km/h
Galeria de Fotos: BMW 118i Sport 2013
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