A pintura é a primeira característica que indica o cuidado que você tem com ele

O primeiro fator que indica a conservação do carro, seja seu ou daquele que você está pensando em comprar, é a pintura. Quando você olha para qualquer veículo, uma pintura desgastada já te faz pensar que o carro é mal cuidado, não é mesmo?

E para manter seu carro apresentável e com a pintura em perfeita condição, apenas aquela ducha grátis no posto de gasolina ou periódicas visitas ao lava-rápido não são suficientes.  Alguns cuidados são muito importantes serem tomados para que seu carro fique com aquela aparência de novo a todo o momento.

  1. Enceramento: É o processo mais simples para manter a pintura do carro protegida. A camada criada pela aplicação da cera reduz a oxidação da tinta, a ação degradante da chuva e também o surgimento de manchas ocasionadas pelos mais diversos motivos.
  2. Polimento: Agora, se a pintura do seu veículo já está “judiada”, apenas o enceramento não será o bastante. Nesse caso, a necessidade de polimento será evidente.  Esse procedimento consiste em retirar uma parte da camada superficial da pintura, a menor possível, o verniz. Entretanto, o polimento não deve ser feito mais que três vezes durante a vida útil do carro, já que corre o risco da pintura perder todo o verniz.
  3. Cristalização: A aplicação de uma resina sobre a pintura, nivela a superfície com o objetivo de deixa-la uniforme, removendo os defeitos. Deixa a pintura com um alto nível de brilho. Em algumas ocasiões, essa prática exige o polimento para limpar e recuperar a pintura, apontando o alerta da prática do polimento também.
  4. Algumas dicas: - É válido sempre estacionar seu veículo em locais com sombra. - O detergente no reservatório do limpador do pára-brisa pode manchar a pintura do veículo. Evite o uso. - Na hora de retirar um adesivo da lataria do veículo, utilize a ajuda de um secador. Se ainda assim restarem vestígios de cola, use um pano com um pouco de azeite. - No retorno de viagens à praia, não se esqueça de realizar uma lavagem completa. E você, quais cuidados toma com a pintura do seu veículo?