O Chevrolet Corsa não é mais fabricado no Brasil. De acordo com a General Motors, a última unidade do modelo saiu da linha de montagem ontem (25) na fábrica em São José dos Campos (SP). A montadora também já havia encerrado a produção da Zafira e Meriva na mesma unidade.
Assim, a unidade de São José dos Campos fica responsável pela fabricação da S10 e parte da produção do Classic. Na tarde de ontem (25), a General Motors e o sindicato local não chegaram a um acordo sobre o futuro da fábrica.
Negociação difícil
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos é um dos mais inflexíveis do país. A proposta do sindicato é levar 100% da produção do Classic para São José dos Campos, nacionalizar a produção do coreano Sonic, ainda, que a GM volte a produzir caminhões. Nenhuma alternativa foi aceita pela empresa.
Ao portal G1, o diretor de Relações Institucionais da montadora, Luiz Moan, disse que a GM "ainda não trabalha com hipótese de demissões", mas que deseja ouvir as novas propostas do sindicato não sejam as mesmas. O executivo disse ainda que desde 2008 a empresa tentou negociar a produção dos modelos Cobalt, Cruze, Spin, mas sem acordo, desviou os investimentos para outras unidades. Para finalizar, Moan também afirmou a unidade de São José dos Campos tem os custos de produção e de mão de obra mais elevados do país.
A situação é estranha, principalmente pela postura do sindicato. Ao invés de negociar alternativas para a manutenção dos empregos, a impressão é de que o sindicato local quer definir os passos da empresa ao impor os modelos, e até caminhões, devem ser fabricados por lá.
Fonte: Divulgação GM/G1
Galeria: Chevrolet Corsa deixa de ser fabricado no Brasil - Negociação com sindicato é complicada