Bosch já fabricou mais de 1 milhão de freios ABS no Brasil

Desde 2007, o ano em que foi nacionalizada a produção dos freios ABS, a fabricante alemã Bosch já produziu mais de 1 milhão de unidades do componente de segurança por aqui. O ABS será um item obrigatório em todos os carros nacionais a partir de 2014. Em 2014, todos os automóveis no Brasil deverão por lei sair de fábrica com os freios ABS e airbag duplo como itens de série, o que vai garantir o aumento da segurança e consequente redução no número de acidentes.
Bosch já fabricou mais de 1 milhão de freios ABS no Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pela marca, 30% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2011 tinham freios ABS, 7% a mais que em 2010. Além disso, constatou-se que 7% desses novos veículos saíram de fábrica com o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), o que representa aumento de 3% em relação ao ano anterior. O ESP já tem incluída a função do ABS. No final deste ano, a Bosch iniciará a produção da nona geração do ABS associado ao ESP. Hoje em dia, a maior parte dos carros com ESP no Brasil é importada. O ESP é um item de série para todos os automóveis na Europa desde outubro de 2011. Já nos Estados Unidos, ele é obrigatório em todos os veículos de até 4,5 toneladas e regulamentações semelhantes entrarão em vigor nos próximos anos na Austrália, Japão, Coreia e Rússia.
Bosch já fabricou mais de 1 milhão de freios ABS no Brasil
Porém, como esses itens de segurança são opcionais em muitos modelos, eles ainda ficam relegados ao segundo plano por boa parte dos compradores. Se o mercado consumidor fosse mais exigente em relação à segurança dos carros, certamente já teríamos percentuais bem maiores de carros com esses equipamentos indispensáveis.

Bosch já fabricou mais de 1 milhão de freios ABS no Brasil

Foto de: Julio Cesar